Receitas para enlatar e conservar alimentos
Alguns métodos para conservar comida caseira podem ser antigos, mas são comprovados e eficazes há anos. Além disso, cada método adiciona um sabor e uma textura diferentes aos alimentos. Você acha complicado conservar alimentos?
Se seguir os procedimentos indicados, evitará complicações desagradáveis – por exemplo, vai apaixonar-se pelas conservas, porque hoje em dia quase tudo pode ser enlatado. Por que não embalar potes de comida enlatada pronta ou deliciosa geléia de morango caseira para as suas férias?
Carne enlatada
Não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho e não ter que planejar o jantar. Você pega um pote de comida enlatada na despensa, aquece, prepara apenas um acompanhamento e o jantar está na mesa. Quão simples. Há muito mais vantagens em enlatar carne em casa, incluindo o fato de que esse método de preservação economiza muito tempo e dinheiro. Você pode colocar carne enlatada pré-cozida em uma panela e em poucos minutos você terá uma excelente receita rápida de goulash com pão ou chinês light feito com qualquer tipo de carne. Se o tempo é seu inimigo, você também pode se inspirar nas receitas de carne que ficam prontas em minutos .
O enlatamento tem a vantagem de poder enlatar carne crua e cozida. Algumas pessoas preferem latas, outras preferem potes – ambas as variantes são adequadas para estocar casos de “emergência”.
conservas de frutas
Se você tem filhos pequenos em casa, definitivamente não fique ocioso e comece a enlatar frutas de todos os tipos deste ano – afinal, seria uma pena deixá-las caídas livremente no chão. Graças às frutas enlatadas, você pode surpreender seus filhos com uma doce recompensa todos os dias – que criança desprezaria panquecas doces assadas ou pães de fermento? Você ama morangos?
Inspire-se com deliciosas receitas de morango que certamente toda a sua família irá apreciar. A fruta pode ser preservada de várias maneiras diferentes – uma compota refrescante, prepare marmelada caseira de acordo com sua receita ou maçãs raladas para strudel doce. E por falar em strudel – você sabe preparar um excelente strudel caseiro ?
Conservas de legumes
Molho de tomate rápido ou base vegetal para carne? Muitas pessoas conservam seus vegetais apenas para tê-los sempre à mão. Você consegue pensar em algum outro vegetal? Claro, pepinos em conserva podem ser encontrados em todos os lares. Os vegetais podem ser conservados de muitas maneiras diferentes – purê de vegetais para molhos ou “chutney” de vegetais delicados. Se você é fã desses pratos, experimente o TOP 7 de receitas sem carne .
Você prefere vegetais grelhados ou cozidos? Deixe-se inspirar pelas nossas receitas, entre as quais encontrará certamente muitos pratos interessantes.
Outras informações interessantes sobre conservas
Não procure 12 calêndulas no mato e procure receitas de conservas enquanto é tempo.
Para a consistência correta de todas as marmeladas e compotas, precisamos de açúcar gelificante adequado e um bom picles para conservas de vegetais.
Açúcares gelificantes para marmeladas e compotas
Açúcar gelificante 1:1 : contém pectina de frutas e ácido cítrico, é completamente livre de conservantes. A vida útil desse açúcar é de cerca de 24 meses. Usamos 1 kg de fruta para 1 kg deste açúcar.
Açúcar gelificante 2:1 : também contém pectina, ácido cítrico e conservantes. Durabilidade de aproximadamente 24 meses. Usamos 1 kg de fruta para ½ kg de açúcar.
Açúcar gelificante 3:1 : contém o mesmo que os açúcares anteriores, acrescido de um agente antiespumante. Durabilidade do açúcar de aproximadamente 24 meses. Usamos 1,5 kg de fruta para 0,5 kg de açúcar.
A diferença entre geléia e marmelada
Na compota podemos encontrar pedaços de fruta ou mesmo fruta inteira, a sua consistência é mais rala e por isso não é adequada, por exemplo, para rechear doces que ainda vão ser assados.
Pelo contrário, a marmelada é mais dura, não contém frutas , porque são todas cuidadosamente peneiradas e não se espalha no calor.
Para um sabor mais interessante e picante, podemos combinar frutas. Por exemplo, groselhas combinam bem com cerejas e limão com damascos.
Ao enlatar, temos principalmente que misturar, misturar, misturar !
Se, apesar dos seus esforços, “conseguir” queimar a fruta em conserva pelo fundo, não mexa mais para não espalhar o gosto de queimado pela panela e retire com cuidado a massa de fruta intacta e transfira-a para um recipiente limpo. Panela. Desta forma, podemos continuar a preservar o resto do pote.