conservas de frutas
Você tem uma rica colheita de frutas e quer preservar seu sabor doce para o inverno? Experimente enlatar fruta e fazer compotas caseiras , compotas, xaropes ou até chutney.
Quais frutas são adequadas para enlatamento?
Se seguirmos os procedimentos e receitas corretas, podemos conservar praticamente qualquer fruta da época. Algumas espécies são mais adequadas para isso do que outras.
As groselhas são excelentes como base para marmeladas e compotas , que gelificam lindamente devido ao seu alto teor de pectina. A conserva de damasco também é popular - geléia e compota de damasco estão entre as mais populares. Você também pode usar framboesas, morangos, groselhas ou ginjas para compotas e geleias, o que dará à marmelada de ginja um sabor agradavelmente azedo.
Conservar pêssegos também não é difícil , basta seguir a receita para que o doce de pêssego resultante tenha uma cor e sabor agradáveis. Não sabe como conservar adequadamente os pêssegos? A base são frutas sãs e maduras, pratos limpos e, principalmente, a adição de ácido cítrico, que preserva a bela cor da geleia resultante.
Se você gosta de experimentar coisas novas, experimente geleias não tradicionais feitas de abóbora ou nozes em conserva . Os xaropes caseiros também são excelentes, o que você apreciará ao fazer limonadas refrescantes. Experimente xarope de sabugueiro caseiro ou talvez xarope de cereja e morango.
Conservas de frutas: como fazer
Aproveite a rica colheita dos meses de verão e prepare um suprimento de frutas doces também para o inverno. Parece inútil conservar quando a fruta fresca está disponível nos supermercados durante todo o ano? Pode surpreendê-lo que seja mais natural para o nosso corpo consumir frutas enlatadas com adição de açúcar durante os meses de inverno do que frutas e vegetais frescos cultivados artificialmente em estufas. No inverno, você pode aproveitar especialmente as frutas do seu próprio jardim para preparar deliciosos bolos, pastéis, bolinhos ou panquecas .
Não há nada complicado em enlatar hotpots, pêssegos, ameixas ou outras frutas favoritas. A maneira mais fácil de fazer marmelada é ferver a fruta na proporção certa com o açúcar e despejar em potes limpos. A geléia caseira não precisa ser esterilizada separadamente, basta colocar os potes na tampa.
A base do sucesso é sempre a limpeza do ambiente e das ferramentas e o uso de frutas sadias e maduras . Quanto mais madura a fruta que você usar, menos agentes gelificantes você precisará adicionar. Adicione ácido cítrico às conservas durante o cozimento para dar uma cor bonita.
Você não precisa apenas conservar em uma panela, você também pode tentar conservar no forno, especialmente as geléias assadas são ótimas.
Não se esqueça de rotular os frascos cuidadosamente com o nome e a data de fabricação.