Agentes de fermentação
Os agentes fermentadores são substâncias adicionadas aos alimentos para criar a textura ou o volume desejados, causando a liberação de vários gases , mais comumente o dióxido de carbono. Esses gases aumentam o volume da massa. Sem agentes de fermentação, nosso pão seria achatado e crocante. Por exemplo, o bicarbonato de sódio adiciona maciez aos assados, enquanto o bicarbonato de potássio é usado para criar efervescência nas bebidas.
Os agentes de fermentação mais comuns incluem refrigerante, fermento em pó e pastilhas de fermentação. A levedura também é muito utilizada, mas não é considerada um aditivo.
Os agentes de fermentação também são usados na produção de espumas, como espumas de banho ou espumas de barbear. Essas substâncias aumentam o volume da espuma e melhoram sua consistência .
Que agentes de fermentação temos?
-
O que é E516 - Sulfato de cálcio?Categoria: Agentes de fermentação, Agentes de melhoria de farinha, Antiaglomerantes, enchimentos, sequestrantes
-
O que é E327 - Lactato de cálcio?Categoria: Agentes de fermentação, Antioxidantes, Conservantes, Espessantes, Estabilizadores, umectantes
-
O que é E340 - fosfato de potássio?Categoria: Agentes de fermentação, Emulsificantes, Espessantes, Estabilizadores, Reguladores de acidez, sequestrantes, umectantes
Que tipos de ciprestes existem?
- Fermentadores biológicos: Esses fermentadores ajudam na fermentação de açúcares para formar dióxido de carbono. A levedura é o agente de fermentação biológico mais utilizado (fermento, fermento de pão ou outra variante de fermento). A levedura é responsável pelo processo de fermentação.
- Agentes de fermentação químicos: Conhecemos esses agentes de fermentação como agentes de fermentação, que são marcados com números E na indústria alimentícia. Eles trabalham liberando dióxido de carbono na massa, que é acionado por umidade ou calor. As bolhas de ar se expandem como resultado do dióxido de carbono e a massa sobe. Os agentes químicos de fermentação contêm, por exemplo, fermento em pó ou bicarbonato de sódio.
Como funcionam os agentes de fermentação?
Os cereais contêm glutenina e gliadina como proteínas principais. De todos os cereais, o trigo contém a maior quantidade dessas proteínas. A massa de farinha de trigo contém então glutenina e gliadina. Quando essas proteínas de diferentes propriedades são misturadas à água, elas se hidratam e formam uma nova proteína chamada glúten .
A elasticidade e a resistência da massa devem-se à glutenina e à gliadina, que conferem propriedades adesivas ao glúten. As moléculas de glúten se arranjam para formar uma rede contínua rígida e elástica. Os agentes levedantes formam milhares de bolhas na massa , que fazem com que ela cresça. A massa cresce devido à ação dos agentes levedantes e o glúten tem a capacidade de se expandir. Os amassadores liberam gases da farinha, criando bolsas de ar e tornando a massa leve e fofa . Auxiliam na expansão da massa ao liberar gases na mistura da farinha, resultando em produtos assados com estrutura porosa.
Se as bolhas estourarem e o gás escapar, não haverá aumento. Portanto, esses gases são necessários para manter o produto até que ele se solidifique e retenha sua forma. A elasticidade da massa é, portanto, necessária para que as bolhas se expandam sem estourar e o gás permaneça preso nas bolhas por tempo suficiente. Então, eventualmente, quando o gás finalmente escapa, esses bolsões de ar mantêm sua forma em vez de entrar em colapso. O tamanho das bolsas de ar determina a textura dos seus assados. Pequenas bolsas de ar resultam em uma textura lisa como bolos, enquanto as maiores levam a uma textura grossa como pão. Não se esqueça de experimentar as nossas excelentes receitas de pastéis de farinha branca de 5 maneiras diferentes!
Em quais alimentos podemos encontrar agentes de fermentação?
- bolos
- pastelaria
- massa
- bolos
- biscoitos
- waffles
Os agentes de fermentação em alimentos são seguros?
A maioria dos agentes de fermentação é inofensiva para a saúde, além disso, seu uso é regulado por regulamentos estritos.