Derretedores de sal
Os sais de fusão (emulsificação) na indústria alimentícia alteram as propriedades naturais das proteínas durante a produção para evitar a separação da gordura. Eles simplesmente ajudam a estabilizar a mistura de proteínas e gorduras, principalmente em queijos fundidos, que depois se espalham melhor e têm uma consistência suave e cremosa. Sem esses aditivos alimentares, dificilmente conseguiríamos fazer queijo processado.
Quais sais de fusão específicos são usados na indústria alimentícia?
-
O que são E331 - citratos de sódio?Categoria: Derretedores de sal, Emulsificantes, Estabilizadores, Reguladores de acidez, sequestrantes
-
O que é E 339 - Fosfatos de sódio?Categoria: Derretedores de sal
Como funcionam os sais emulsionantes?
Os sais de fusão permitem que os íons de cálcio na proteína do leite sejam trocados por íons de sódio, resultando em proteínas do leite mais solúveis que são capazes de emulsificar a gordura, ajustar o pH e ligar a água.
Eles são geralmente compostos de cátions monovalentes e ânions multivalentes, que são fracamente alcalinos. Os sais de sódio do ácido cítrico e especialmente do ácido fosfórico são os mais usados. Os citratos têm pouca capacidade de trocar íons de cálcio, mas ajudam a afetar o sabor e a alterar o pH. Por outro lado, os polifosfatos têm alta capacidade de troca iônica e podem prolongar a vida útil do produto, o que é um grande benefício para o consumidor.
Em quais alimentos podemos encontrar sais de fusão?
- queijos processados
- molhos e temperos cremosos (experimente nossas receitas de molhos caseiros , graças aos quais você transformará uma salada de legumes em uma bomba absoluta!)
Os sais derretidos nos alimentos são seguros para nós?
Os sais de fusão são usados em quantidades realmente aceitáveis e não são perigosos para o corpo humano, embora seu próprio nome possa causar preocupação para algumas pessoas.