E quais são exatamente os corantes?

Corantes na indústria alimentícia são substâncias utilizadas para alterar ou manter a cor dos alimentos. Eles são usados para tornar os alimentos mais atraentes e atraentes para os consumidores.

Os corantes são adicionados a uma variedade de alimentos, como molhos, bebidas, confeitaria e alimentos congelados. Se você gosta de pratos coloridos, não deixe de experimentar nossas receitas coloridas de biscoitos natalinos com lentilhas .

O uso de aditivos de cor ou corantes não é uma tecnologia nova. Os corantes alimentares naturais foram usados para colorir o vinho já em 300 aC Os primeiros experimentos com corantes incluíam corantes naturais encontrados em algumas especiarias e óxidos metálicos. Exemplos incluem açafrão e sulfato de cobre.

O primeiro corante orgânico sintético – chamado malva – foi descoberto em 1856. O malva foi o primeiro de muitos corantes sintéticos descobertos produzidos pelo processamento de carvão, ganhando o nome de “cor de alcatrão de hulha”. A regulamentação federal de corantes começou várias décadas depois, na década de 1880.

corantes sintéticos

Os corantes alimentícios sintéticos são cada vez mais usados pelos fabricantes de alimentos em relação aos corantes naturais para obter certas propriedades , como baixo custo, aparência aprimorada, alta intensidade de cor, maior solidez e uniformidade da cor.

Os corantes artificiais também podem ser mais duráveis do que os corantes naturais da mesma cor. Além disso, embora a natureza crie tons impressionantes de cores, não há muitos que sejam adequados para uso na indústria alimentícia.

Os corantes alimentares sintéticos foram originalmente feitos de alcatrão de hulha, que vem do carvão. Os primeiros críticos do corante alimentar artificial foram rápidos em apontar isso. Hoje, a maioria dos corantes alimentares sintéticos são derivados do petróleo . Alguns críticos argumentarão que comer óleo não é melhor do que comer carvão. Mas os produtos finais são rigorosamente testados para garantir que não contenham vestígios do óleo original.

Os corantes alimentares devem ser adicionados aos alimentos em uma certa concentração e dentro de um limite aceitável .

Se os corantes alimentares estiverem presentes em um produto em uma concentração mais alta, isso pode levar a sérios problemas de saúde, como várias mutações, câncer, concentração reduzida de hemoglobina e reações alérgicas.

corantes naturais

Os corantes naturais são obtidos de plantas ou produtos animais e são considerados mais seguros do que os corantes sintéticos. Exemplos de corantes naturais incluem, por exemplo, curcumina (da raiz de açafrão), caroteno (da cenoura), clorofila (de plantas verdes) ou carmim (de um tipo de inseto).

Por que os corantes são usados na indústria de alimentos?

  • Eles destacam as cores que ocorrem naturalmente nos alimentos.
  • Protege sabores e vitaminas dos danos causados pela luz .
  • É usado para fins decorativos .
  • Eles mascaram as variações de cores naturais dos alimentos.
  • Eles compensam a perda de cor devido à luz, ar, temperaturas extremas, umidade e condições de armazenamento.
  • Eles melhoram o sabor .
  • Muda a cor da comida ou bebida.
  • Eles dão uma identidade à comida .

Quais são os efeitos dos corantes alimentares na saúde humana?

A alegação mais perturbadora sobre os corantes alimentares sintéticos é que eles causam câncer . No entanto, a evidência para apoiar esta afirmação é fraca. Com base nas pesquisas atualmente disponíveis, é improvável que consumir corantes alimentares cause câncer.

No entanto, em algumas pessoas podem causar alergias, problemas intestinais e problemas respiratórios .

A alegação sobre os corantes alimentares que tem o apoio científico mais forte é a ligação entre os corantes alimentares e a hiperatividade em crianças . Na Europa, mesmo os produtos que contêm alguns dos corantes potencialmente “perigosos” devem ter um texto de advertência – “pode ter um efeito negativo na atividade e atenção das crianças”.

Que propriedades deve ter um corante alimentar?

O corante deve se dissolver quando adicionado à água . Se o corante não for solúvel em água, ele não se misturará uniformemente.

Outra propriedade importante do corante alimentar é que, quando dissolvido em água, a cor permanece.

Em que produtos alimentares são utilizados corantes?

Os primeiros alimentos a receber aprovação federal para corantes sintéticos foram manteiga e queijo na década de 1880 . Desde então, os supermercados estão cheios de alimentos contendo corantes naturais e corantes artificiais, incluindo os seguintes produtos:

  • café da manhã
  • doces
  • sorvete
  • especiaria
  • produtos de confeitaria
  • Fruta enlatada
  • vegetais processados
  • bebidas não alcoólicas
  • bebidas energéticas

Regulamentação do uso de corantes na indústria alimentícia

Na República Tcheca, o uso de corantes em alimentos é permitido apenas se forem aprovados pelo Instituto Estadual de Saúde e estiverem listados na Lista de corantes alimentares permitidos , publicada de acordo com o Regulamento (CE) nº 1333/2008.

Todas as cores usadas em alimentos devem ser rotuladas com “E-numbers”, que são códigos usados para identificar aditivos alimentares.

Na República Tcheca, também são estabelecidos limites para a quantidade de corantes que podem ser usados em alimentos individuais. Esses limites são estabelecidos com relação à segurança dos corantes para a saúde humana e são revisados regularmente.

Caso o fabricante decida utilizar corantes naturais no alimento ao invés de sintéticos, ele é obrigado a informar sobre isso na embalagem do produto. Os fabricantes também são obrigados a informar sobre o uso de corantes nos rótulos dos produtos ou nas instruções de uso.

Nos EUA, o uso de corante alimentar é regulamentado pela Food and Drug Administration (FDA). A FDA estabelece uma lista de cores permitidas que podem ser usadas em alimentos e também estabelece condições para seu uso.

X