Agentes fortalecedores
As substâncias firmadoras têm um efeito positivo na firmeza e possivelmente também na fragilidade de muitos tipos de frutas e vegetais. Eles são usados, por exemplo, em conservas de peras, damascos ou tomates, que seriam mais macios sem essas substâncias ou até se desfariam em conservas. Eles são frequentemente solúveis em água e, portanto, penetram facilmente nos componentes solidificantes dos alimentos,
Ao reagir com substâncias gelificantes, eles também endurecem géis e misturas gelificantes. O agente firmador mais conhecido é o açúcar, mas não é um desses aditivos.
Os agentes de endurecimento são geralmente sais minerais, como sulfato de cálcio, cloreto de cálcio e sulfato de magnésio. Eles se ligam à água e aumentam a atividade dos estabilizadores. Embora os nomes dos sais minerais pareçam muito “químicos”, na verdade eles não são mais estranhos do que o sal de mesa (também conhecido por seu nome químico cloreto de sódio).
Quais agentes de fortalecimento específicos são usados na indústria de alimentos?
1
-
O que é E520 - Sulfato de alumínio?Categoria: Agentes fortalecedores
Em quais alimentos podemos encontrar substâncias firmantes?
- frutas e vegetais enlatados
- produtos de peixe enlatados
- queijos
Experimente também as nossas 10 melhores receitas para conservar pimentos ou como apreciá-los durante todo o ano!
Os agentes firmadores em alimentos são seguros para nós?
Como todos os outros aditivos, o uso de agentes de reforço é regulamentado por regulamentos rígidos e também controlados. Todas as substâncias estão presentes nas matérias-primas e nos alimentos em quantidades que não representam uma ameaça à saúde humana durante o consumo normal, mas em pessoas mais sensíveis aos aditivos químicos nos alimentos e nas crianças, os problemas de saúde podem aparecer somente depois de algum tempo.