Amidos modificados
Os amidos encontram-se naturalmente na mandioca, batata, milho, trigo e arroz e são perfeitamente adequados para uma vasta gama de aplicações, alimentares e não alimentares, onde as suas propriedades permanecem insubstituíveis. Esses amidos são compostos de longas cadeias ramificadas de moléculas de glicose.
Muito cedo, porém, tornou-se claro em alguns casos que era necessário melhorar as suas propriedades e responder às necessidades dos clientes, proporcionando outras funções ou comportamentos melhorados: , viscosidade reduzida, solubilidade em água fria, viscosidade mais estável em mudanças de temperatura,, melhor estabilidade, etc. Esses amidos modificados ainda contêm a mesma quantidade de glicose que os amidos naturais, mas diferem em seu arranjo molecular dentro da cadeia polimérica.
É importante mencionar que o amido modificado não significa que foi geneticamente modificado ou produzido a partir de organismos geneticamente modificados. São amidos que foram quimicamente ou fisicamente modificados para melhorar suas propriedades.
Que amidos modificados temos?
-
O que é E 450 - Difosfatos?Categoria: Amidos modificados
-
O que é E 451 - Trifosfatos - sódio e potássio?Categoria: Amidos modificados
Para que servem os amidos modificados?
Amidos modificados são freqüentemente usados na indústria alimentícia para diluir, engrossar ou estabilizar alimentos .
A sua utilização é principalmente em produtos alimentares que necessitam de ser aquecidos em forno de micro-ondas, liofilizados, cozinhados a altas temperaturas (por exemplo pizzas prontas, sopas instantâneas, molhos) ou assados e fritos para que a estrutura desses alimentos não não mude. durante o processo de cozimento.
Um dos tipos mais comuns de amidos modificados é o amido oxidado , que é frequentemente usado na indústria alimentícia para melhorar a estabilidade dos alimentos. A oxidação do amido aumenta a viscosidade e reduz a viscosidade do amido, o que melhora a consistência dos alimentos.
Amidos modificados também podem ser usados para criar diferentes texturas de alimentos , como cremes ou mousses. Essas texturas são frequentemente usadas em sorvetes ou iogurtes.
Além disso, uma das vantagens do uso de amidos modificados na indústria de alimentos é que o processamento leva menos tempo devido a uma série de vantagens e outras propriedades funcionais. Também pode economizar uma quantidade significativa de custos de processamento associados à produção de vários produtos alimentícios, pois o uso de amido modificado em vez de outros ingredientes, como amidos naturais, terá níveis de dosagem muito mais baixos.
Como os amidos são modificados?
Existem várias maneiras diferentes pelas quais os amidos podem ser modificados.
- A modificação química envolve a reação de amidos com produtos químicos, por exemplo, acetização ou esterificação.
- Modificação física inclui mudanças físicas, como tratamento térmico ou mecânico.
- A modificação enzimática é a modificação do amido usando enzimas.
Tipos de amido alimentar modificado
Os tipos mais comuns de amido modificado são feitos de milho, trigo, batata, arroz e tapioca.
Alguns amidos podem conter glúten, como os feitos de amido de trigo. Amido alimentar modificado também pode estar sujeito a contaminação cruzada, o que pode ser arriscado para os celíacos. Se por algum motivo você não puder consumir glúten, com certeza usará nossas receitas sem glúten para bolos salgados e doces .
Em quais alimentos podemos encontrar amidos modificados?
Na indústria alimentícia, os amidos modificados são um ingrediente aplicado para obter a textura e a consistência desejadas de vários alimentos, como:
- massa
- pastelaria
- lacticínios
- sopas
- molhos
- doces
- curativos
- ketchup
- maionese
- bebidas
- queijos
- pizza
- waffles
- batatas fritas
- pudins instantâneos
- casquinhas de sorvete
- produtos de carne
Os amidos modificados são seguros para nós?
Os amidos modificados são geralmente considerados seguros, mas podem ter efeitos negativos para a saúde se consumidos em grandes quantidades. Portanto, é recomendável consumi-los em quantidades razoáveis.