O nitrito de sódio é usado como estabilizador e conservante em uma ampla variedade de produtos de carne defumada.
Em sua forma pura, tem a forma de um pó cristalino branco com tonalidade levemente amarelada.
O nitrito de sódio dissolve-se bem em água, sofre oxidação lenta no ar para formar nitrato de sódio.
É produzido sinteticamente pela decomposição térmica do nitrato de sódio.
A fórmula molecular do E250 é NaNO 2, é o sal sódico do ácido nítrico.
Principais pontos importantes sobre o E250 – nitrito de sódio:
É um conservante e estabilizador .
Não é uma substância natural .
Não é adequado para crianças .
É um potencial alérgeno .
O uso na República Tcheca é permitido, mas recomendamos evitar esse aditivo alimentar.
Onde o nitrito de sódio é usado?
O nitrito de sódio é um aditivo alimentar importante para a produção de produtos cárneos, cumpre várias funções:
- suporta sua coloração vermelha profunda
- dá-lhes um sabor fumado
- protege-os da oxidação e da ação de bactérias
Por este motivo, pode ser encontrado numa vasta gama de salames, presuntos, enchidos, enchidos, enchidos, toucinho, patês, conservas, mas também em salmão fumado ou atum.
- policial padrinho, festa da salsicha
- Senhor. Presunto cozido no vapor natural, salame de caça
- Pikok Carne de porco enlatada, peru enlatado
- Salsichas Ponnath Viena
Além da utilização na indústria alimentar, o nitrito de sódio é utilizado em muitas outras áreas da atividade humana, por exemplo, na medicina, na construção e nas indústrias química e têxtil.
E250 é saudável?
O uso de nitrito de sódio na indústria alimentícia é permitido, mesmo sendo um veneno forte. A dose letal para humanos é de apenas 4 gramas.
O uso indevido de E250 na produção de pratos de carne ou peixe pode causar envenenamento grave, razão pela qual o nitrito de sódio é usado em uma mistura com sal de mesa, por isso muitas vezes é escondido no rótulo sob o nome de mistura de salga de nitrito.
Embora o nitrito de sódio em si não seja cancerígeno, sob certas condições durante o tratamento térmico, especialmente durante a fritura, mas também no corpo humano, pode reagir com aminas secundárias. Como resultado dessa reação, nitrosaminas podem se formar no organismo, fortes carcinógenos que aumentam o risco de câncer.
Por esta razão, alguns fabricantes adicionam ácido ascórbico (E300), ácido eritórbico (E315) ou eritorbato de sódio (E316) aos seus produtos, o que limita a formação de nitrocompostos.
O consumo prolongado de nitrito de sódio também pode levar à formação de hemoglobina anormal, que perde sua capacidade de transportar oxigênio. Este problema pode ser especialmente grave em crianças pequenas.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
A utilização de nitrito de sódio na indústria alimentar é permitida tanto na UE como nos EUA. Na União Européia, o nitrito de sódio só pode ser usado como aditivo de sal na quantidade de 0,6%.
Possível substituição
Devido à controvérsia dos nitritos, é desejável abandonar seu uso na indústria alimentícia. Ainda não foi encontrado um substituto eficaz para o E250. Em alguns casos, o nitrito de sódio pode ser substituído por sorbato de potássio, ou E202. No entanto, não pode dar à carne a cor e o aroma que os nitritos lhe dão.