As antocianinas são corantes naturais vermelhos, azuis ou roxos.
Nós os encontramos nas flores, folhas, raízes e frutos de muitas plantas, por exemplo, em frutas e vegetais de cor escura, como mirtilos, amoras, framboesas, groselhas, cerejas, repolho roxo, berinjela e batatas roxas.
A cor do corante é amplamente influenciada pelo ambiente, a cor vermelha é típica para ambiente ácido, azul para alcalino e roxo para neutro.
Na indústria alimentar, dão cor, por exemplo, a sumos, marmeladas ou iogurtes.
Principais pontos importantes sobre o E163 – Antocianinas:
É um corante.
É uma substância natural .
É adequado para crianças .
Não pertence a alérgenos .
O uso na República Tcheca é permitido.
Onde as antocianinas são usadas?
As antocianinas são um corante alimentar muito utilizado, principalmente em alimentos ácidos e bebidas de cor vermelha escura, como vinhos tintos, sucos ou xaropes. Mas também podemos encontrá-lo em doces, conservas, sorvetes, iogurtes e outros laticínios.
- Limonada de ameixa karáska com canela, lavanda e sabugueiro
- Kunín Selský iogurte de frutas silvestres, iogurte cremoso de mirtilo e framboesa
- Doces Skittles, frutas ósseas
- Actimel morango
- Goma de mascar Goma de jato groselha preta
Este corante é frequentemente obtido como um extrato durante a prensagem de sucos de frutas ou das cascas de uvas ou sabugueiro. Posteriormente, o extrato é seco e utilizado na indústria alimentícia.
E163 é saudável?
O uso de antocianinas é considerado seguro, sem efeitos colaterais negativos associados a ele.
Alguns estudos indicam que as antocianinas naturais têm propriedades antioxidantes muito boas e ajudam a destruir os radicais livres potencialmente perigosos em nosso corpo. No entanto, esses efeitos não foram comprovados para alimentos contendo E163.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
A utilização de antocianinas na indústria alimentar é permitida tanto na UE como nos EUA, com exceção de alimentos para bebés.