Neotame é um derivado do aspartame e é um adoçante artificial.
É aproximadamente 6.000 vezes mais doce que o açúcar e é comumente usado como substituto do açúcar em alimentos e bebidas porque é estável ao calor, sem calorias e tem índice glicêmico zero.
Principais pontos importantes sobre o E 961 – neotame
Não é natural , é um adoçante sintético
É adequado para crianças
Não é alergênico e adequado para pessoas que sofrem de fenilcetonúria (deficiência de enzimas hepáticas)
É vegano e sem glúten
Produção E961
É geralmente produzido pela reação entre o aspartame e o dimetilbutiraldeído sob pressão de hidrogênio e outras matérias-primas. Isso resulta em um pó cristalino branco ou grânulos com um sabor puramente doce.
Onde é utilizado o neotame (E 961)?
Por ser 6.000 vezes mais doce que o açúcar, apenas uma quantidade muito pequena é necessária para adoçar alimentos e bebidas de baixa caloria e também tem melhor estabilidade térmica do que o aspartame, portanto pode ser usado na culinária e em produtos de panificação onde o aspartame não pode.
Sua resistência ao calor o torna ideal para assar biscoitos, bolos e muffins.
Em bebidas carbonatadas e pode ser usado em bebidas em pó e sucos para reduzir o teor de açúcar e reduzir as calorias, mantendo um sabor doce.
alimentos específicos
- Kofola sem açúcar
E961 é saudável?
Ao contrário do aspartame, estudos científicos não mostraram efeitos colaterais no corpo humano e foi considerado seguro para consumo.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Este adoçante não nutritivo foi aprovado como aditivo seguro pela Food and Drug Administration dos EUA e pela European Food Safety Authority e não tem efeitos colaterais, ao contrário, por exemplo, do aspartame. No entanto, seu uso é proibido para aves e outras carnes.