É o adoçante artificial mais antigo, mas controverso, usado como substituto do açúcar de baixa caloria em alimentos e bebidas há mais de 100 anos.
Graças à vantagem de preço mais baixo e estabilidade térmica (250°C, adequado para cozinhar e assar), foi amplamente utilizado na indústria alimentícia, mas atualmente também está sendo substituído.
Principais pontos importantes sobre E 954 – sacarina
Não é de origem natural e é obtido sinteticamente
Não é adequado para crianças e é proibido usá-lo em alimentos para bebês
Não é um alérgeno comum
Este ingrediente é adequado para uma dieta cetogênica, vegana e sem glúten
Produção E954
A sacarina pode ser produzida por várias rotas sintéticas. Em um deles, o tolueno é primeiro sintetizado com ácido clorossulfônico. Outra maneira é usar ácido ftálico ou antranilato de metila como material de partida.
Onde é utilizada a sacarina (E 954)?
Há mais de 100 anos é utilizado para reduzir calorias e substituir o açúcar em nossos alimentos e bebidas, principalmente devido ao seu baixo custo. Também é usado em creme dental, mas não é permitido em alimentos para bebês.
Comumente usado para produtos de baixa caloria e sem açúcar.
É excretado inalterado na urina e não aumenta o nível de açúcar no sangue (índice glicêmico zero). Portanto, é seguro e adequado para diabéticos.
produtos específicos
- Hamé – pepino em conserva agridoce
- Nowaco – plugues de arenque
- Giana – beterraba
E945 é saudável?
O efeito sobre a saúde é discutível . Pouco depois de sua descoberta, foi estabelecida uma ligação entre seu consumo e o desenvolvimento de câncer de bexiga. Em 1999, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer reclassificou a sacarina e seus sais como “não classificáveis quanto à sua carcinogenicidade para humanos”, o que significa que uma ligação não pode ser demonstrada de forma conclusiva . Em 2000, o adoçante foi retirado da lista de substâncias que contribuem para o desenvolvimento do câncer.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Sua segurança foi confirmada nos EUA e na UE, bem como na Austrália e na Nova Zelândia.