Diclorodifluorometano também é conhecido como Freon-12 ou R12. É um gás incolor que faz parte do “efeito estufa”. De acordo com a lista de gases fluorados e refrigerantes, é clorofluorcarbono.
Principais pontos importantes sobre o E940 – diclorodifluorometano:
É um material sintético
O uso na República Tcheca não é permitido
Não é adequado para crianças
é um alérgeno
Produção E940
O diclorodifluorometano pode ser preparado pela reação do tetracloreto de carbono com fluoreto de hidrogênio na presença de uma quantidade catalítica de pentacloreto de antimônio.
Para que serve o diclorodifluorometano?
O diclorodifluorometano está listado como propulsor e agente espumante no padrão internacional Codex Alimentarius.
É oficialmente listado pelo FDA (Food and Drug Administration) para uso em alimentos e cosméticos. E para o US NLM (National Library of Medicine) para uso como gás de resfriamento e aerossol propulsor.
O diclorodifluorometano foi usado como propelente em aerossóis até que sua produção foi proibida em 1995 devido aos perigos do gás para a camada de ozônio. No entanto, em 2005 ainda é encontrado com triclorofluorometano em aerossóis.
Para que era usado o diclorodifluorometano antes da proibição:
- Equipamentos de refrigeração (industrial, comercial e doméstico)
- Sistemas de ar condicionado
- ar condicionado automotivo
- Um enchimento para aerossóis em medicina, cosméticos e terapia (muitas vezes combinado com triclorofluorometano)
O diclorodifluorometano é saudável?
De acordo com as fontes consultadas, o aditivo E940 não apresenta riscos conhecidos. Não é particularmente bom para a saúde humana, mas apresenta pouco risco à saúde em doses baixas.
A substância pura é classificada como tóxica, há risco de efeitos irreversíveis muito graves por inalação, contato com a pele e ingestão.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
O uso de E940 não é permitido na União Europeia. Nos EUA só é permitido na indústria alimentícia, mas não o uso direto de CFCs.