O cloro é um gás que ocorre naturalmente na Terra na forma de vários compostos, por exemplo, como cloreto de sódio ou sal de mesa.
É único em suas propriedades desinfetantes, destrói uma ampla gama de patógenos, que é usado em uma ampla variedade de áreas.
Infelizmente, também é tóxico.
Na UE, seu uso na indústria alimentícia não é permitido, mas nos EUA é comumente usado como conservante.
O cloro usado industrialmente é frequentemente criado como um subproduto da produção de hidróxido de sódio ou potássio.
É um gás verde claro.
A fórmula molecular de E925 é Cl.
Principais pontos importantes sobre o E925 – Cloro:
É um conservante.
É uma substância natural, mas é produzida principalmente sinteticamente .
Não é adequado para crianças.
É um potencial alérgeno.
A utilização na República Checa não é permitida.
Onde o cloro é usado?
As propriedades desinfetantes do cloro são utilizadas principalmente no tratamento de água potável e na manutenção de piscinas. O cloro destrói a maioria dos patógenos possíveis que possam estar presentes neles.
Essas capacidades do cloro também são usadas na produção de vários produtos de limpeza que usamos para desinfetar superfícies na cozinha ou banheiro e alvejantes.
Na indústria alimentícia, o cloro é usado para branquear farinha ou cascas de nozes. Além disso, prolonga a vida útil de frutas e vegetais frescos.
Por último, mas não menos importante, este elemento também é utilizado na indústria farmacêutica ou na produção de plásticos, tintas e solventes.
E925 é saudável?
O uso de cloro na indústria alimentícia é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.
Pelo contrário, o uso na União Europeia não foi autorizado pela European Food Safety Authority (EFSA), a substância não está registrada como aditivo alimentar na Europa.
O cloro é irritante e tóxico especialmente para os pulmões e a pele, e seu consumo a longo prazo está associado a efeitos adversos, inclusive cancerígenos.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
O cloro é uma das substâncias cuja utilização na indústria alimentar é permitida nos EUA, mas não na UE. Na UE, a sua utilização só é permitida para a purificação de água potável.