A cera de polietileno oxidado é um plástico translúcido leitoso, forte e flexível. É o polímero sintético mais importante antes do PP (polipropileno), PVC (policloreto de vinila) e PS (poliestireno). Tem propriedades semelhantes às ceras naturais, mas é muito mais barato.
Principais pontos importantes sobre E914 – cera de polietileno oxidada:
É um material sintético
O uso na República Tcheca é permitido
É adequado para crianças
Não é um alérgeno
Produção E914
A cera de polietileno oxidada é uma substância sintética de origem petroquímica. É produzido pela polimerização do etileno líquido.
Para que serve a cera de polietileno oxidada?
A cera de polietileno oxidada é utilizada na indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética, bem como na produção de embalagens plásticas para alimentos e na agricultura
- Na indústria alimentar da UE, é utilizado como agente de polimento em certas frutas frescas inteiras (cítricos, ananás, manga, abacate, papaia e melão)
- Nos Estados Unidos, seu uso também se estende a beterraba, berinjela, alho, cebola, ervilha, batata-doce, nabo
A cera de polietileno oxidada é saudável?
Em 2015, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou uma reavaliação deste aditivo, o que significa que os dados disponíveis não eram suficientes para estabelecer uma ingestão diária (DJA) (falta de dados sobre toxicidade crónica, carcinogenicidade, estudos de toxicidade reprodutiva limitada ). No entanto, a agência avaliou que o uso do aditivo em algumas frutas frescas não oferece risco à saúde.
A substância pura (em forma de pó) mostra alguns sinais de atividade carcinogênica em animais de laboratório, mas não é classificada como cancerígena em humanos. O polietileno é cancerígeno quando inserido no corpo humano a longo prazo.
Recomenda-se descascar as frutas assim tratadas e lavar as mãos imediatamente.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Na União Européia, Estados Unidos e outros países, o uso do E914 é permitido. Não permitido para produtos orgânicos.