Cera microcristalina, ou cera sintética, cera de parafina é uma cera branca sólida sem odor óbvio. Não é solúvel em água. Tem propriedades semelhantes às ceras naturais (por exemplo, alto ponto de fusão), mas, ao contrário das ceras naturais, não é pegajoso.
Principais pontos importantes sobre E905 – cera microcristalina:
É um material sintético
O uso na República Tcheca é permitido
É adequado para crianças
é um alérgeno
Produção de E905
A cera microcristalina é produzida no processo de refino do petróleo.
Para que serve a cera microcristalina?
A cera microcristalina é utilizada na indústria alimentar, farmacêutica, cosmética, mas também, por exemplo, na arte e no desporto.
- Na indústria alimentar como agente de polimento de fruta (por exemplo, melão, manga, ananás, papaia) – evita a secagem rápida. Também é usado para confeitos sem chocolate (por exemplo, torrone), goma de mascar e para decoração e até em embalagens
- Na farmácia, faz parte de pomadas, óleos. Misturado com argilas, é usado terapeuticamente
- Na cosmética, faz parte de lápis de olhos, cremes e loções para o corpo
- Na arte, é usado na pintura, para fazer giz de cera e “bastões de cera”
- Nos esportes, como cera em esquis ou como camada antiderrapante na superfície do surf
- produção de velas
A cera microcristalina é saudável?
De acordo com o Food Code, geralmente é relatado que não há ou não há efeitos colaterais nas doses usadas. Foi demonstrado que o ingrediente contém vestígios do hidrocarboneto policíclico aromático benzopireno, que é altamente tóxico. UE. reconheceu a falta de supervisão de segurança e limitou seu uso a 50 µg/kg a partir de 2012.
A cera microcristalina é inerte se passar pelo nosso corpo, exceto cerca de 2% que pode ser absorvida. Reduz a absorção de muitos minerais e vitaminas. As grávidas devem ficar atentas a isso.
Altas doses podem ter efeitos laxantes desagradáveis.
Estudos de 1997 mostraram que velas feitas de cera não refinada ou muito pouco refinada são potencialmente cancerígenas. A cera microcristalina líquida não deve ser inalada, pois é muito tóxica nesse estado, principalmente para crianças. No entanto, o sólido é considerado seguro.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Na União Européia, nos Estados Unidos e em outros países, o uso do E905 é permitido. Não permitido em alimentos orgânicos.