A goma-laca é uma resina, processada e vendida como flocos secos ou dissolvida em álcool para fazer goma-laca líquida.
Principais pontos importantes sobre o polidor E904 – Shellac:
· Não é adequado para crianças
· Não há dados sobre sua toxicidade ou alergias causadas
· É permitido em todo o mundo
· Não há necessidade de evitá-lo deliberadamente
Produção de E904
A goma-laca é raspada da casca das árvores, onde é secretada por um besouro fêmea chamado verme lac (Kerria lacca) para criar um túnel enquanto se move pelos galhos da árvore. Estas são principalmente árvores nas florestas da Índia e da Tailândia. O número de besouros necessários para produzir 1 kg de goma-laca é estimado entre 50.000 e 300.000.
A goma-laca crua, que contém aparas, restos de insetos etc., é colocada em tubos de lona e aquecida no fogo. Isso faz com que a goma-laca se liquefaça e penetre no pano, que filtra a sujeira. A goma-laca espessa e pegajosa é então seca na forma de folhas planas e quebrada em flocos após a secagem. O usuário final então o tritura em um pó fino e o mistura com álcool etílico para dissolver os flocos e formar uma goma-laca líquida.
Para que serve a goma-laca?
Na indústria alimentícia, é chamado de “esmalte de confeiteiro” e é usado para criar uma camada protetora brilhante em doces, geleias e sorvetes. Por não ser solúvel em água, evita o ressecamento do produto. Pela mesma razão, também pode ser usado em frutas cítricas e abacates.
Mas a goma-laca também é usada para outros fins – desde reforçar chapéus até fazer botões. Os primeiros sprays de cabelo continham goma-laca como um dos ingredientes principais. Da mesma forma, os primeiros discos de gramofone foram feitos de goma-laca.
O ingrediente E904 é saudável?
Como aditivo alimentar, a goma-laca é usada há muitos anos sem problemas e os testes em animais não mostraram nenhuma reação negativa. Portanto, pode-se supor que, embora não tenha efeitos positivos em nossa saúde, também não nos prejudica.
A goma-laca em forma comestível é geralmente reconhecida como segura, não tóxica, hipoalergênica e fisiologicamente inofensiva. Também é insípido e praticamente inodoro.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
Na UE, a goma-laca é aprovada como aditivo alimentar – para revestir a superfície de algumas frutas, principalmente frutas cítricas, melões, maçãs, peras, pêssegos, abacaxis, mangas, abacates, etc. Também pode ser usada para cobrir nozes.
Nos EUA, a goma-laca está incluída na lista de revestimentos de resina e polímero que podem ser usados com segurança em superfícies de contato com alimentos e para tratamento de alimentos.