Esta cera tem propriedades únicas. Sua cor varia do amarelo ao marrom e do opaco ao translúcido. O estado sólido é duro e quebradiço. Tem um alto ponto de fusão. Candelilla significa “pequena vela” e este nome refere-se à história de quando a cera foi usada pela primeira vez para fazer velas.
Principais pontos importantes sobre o polidor E902 – cera de candelila:
· É adequado para crianças
· Não causa reações alérgicas
· É puramente medicinal em cosméticos
· Não há razão para evitá-lo
Produção E902
A cera de Candelilla é um produto natural obtido das folhas do pequeno arbusto de Candelilla (Euphorbia cerifera), que cresce principalmente no norte do México e no sudoeste dos Estados Unidos. A cera é colhida das folhas da planta imergindo toda a planta em água fervente com ácido sulfúrico.
Quando a cera eventualmente sobe à superfície, ela se apresenta como uma espuma cremosa, opaca, marrom claro ou amarela. Nesta forma, é coletado da água. A cera é então derretida novamente e filtrada através de carvão ativado, branqueada com água oxigenada (que é posteriormente neutralizada) e filtrada mais uma vez.
O produto final é uma cera amarela pálida e dura que se quebra facilmente devido à sua fragilidade. Após processamento adicional em blocos, pellets, flocos, grânulos ou pó, a cera está pronta para uso posterior.
Para que serve a cera de candelila?
Na indústria alimentícia, é utilizado em gomas de mascar e confeitos. Destina-se como um esmalte de superfície que fornece proteção contra a secagem e deterioração dos alimentos.
Em outras indústrias, é usado em tintas, tintas, lápis de cera, ceras de polimento, vernizes, mas também em medicamentos.
No entanto, a sua principal utilização é na cosmética, onde é utilizado, por exemplo, em bálsamos labiais, cremes, loções, ceras depilatórias, sabonetes, etc. Protege bem a pele e os lábios das intempéries.
Muitas vezes é combinado com outras ceras, especialmente cera de parafina e cera de carnaúba.
O ingrediente E902 é saudável?
A cera de Candelilla é inofensiva como esmalte na indústria alimentícia. Em cosméticos, é absolutamente saudável e benéfico.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
O FDA (US Food and Drug Administration) considera a cera de candelila segura para uso na indústria alimentícia. Destina-se ao uso externo, como revestimento comestível, para prolongar a vida útil das maçãs. Não há efeitos colaterais potenciais conhecidos de consumi-lo.
A EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) autoriza o E902 como agente de polimento utilizado na indústria alimentar.
O E902 pode ser substituído de alguma forma?
A cera de candelila pode ser substituída por cera de carnaúba ou parafina e vice-versa.