O etilmaltol pode imitar o sabor e o cheiro de frutas cítricas, maçãs e coco. No entanto, você não deve encontrá-lo nos produtos de nosso mercado. Por que?

O etilmaltol é um agente aromatizante que adiciona um sabor doce a alguns produtos de confeitaria, doces, geleias e bebidas.

É um dos cartões eletrônicos, cujo uso não é permitido na UE, ao contrário de muitos outros países do mundo.

Tem a forma de um pó cristalino branco.

É produzido comercialmente sinteticamente.

A fórmula molecular de E637 é C 7 H 8 O 3 .

Principais pontos importantes sobre o E637 – etil maltol:

É um intensificador de sabor .
Não é uma substância natural .
Não é adequado para crianças .
É um potencial alérgeno .
A utilização na República Checa não é permitida.

Onde é usado o etil maltol?

O etil maltol é obtido substituindo o grupo metil na molécula de maltol por um grupo etil. Ambas as substâncias têm sabor semelhante e são os componentes básicos de alguns aromas e fragrâncias complexos que são usados para a preparação de vários aromas de frutas.

A intensidade do sabor e do cheiro do etil maltol é cerca de três a quatro vezes mais forte em comparação com o maltol.

Maltol tem um aroma de caramelo queimado com um leve tom frutado. O etilmaltol tem um sabor frutado doce mais pronunciado, o tom de caramelo é mais fraco.

Isso leva a seu uso diferente. O maltol é particularmente adequado para produtos com sabor de chocolate e caramelo, enquanto o etil maltol é comumente usado como um sabor doce de frutas, embora não seja um verdadeiro adoçante.

O etilmaltol pode ser encontrado principalmente em bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sucos de frutas, laticínios, sorvetes, confeitaria, produtos de panificação, frutas e vegetais enlatados.

Também pode ser adicionado a produtos cárneos, melhora a cor e retarda a oxidação da gordura nas salsichas. Graças a ele, a carne enlatada pode ficar rosa mesmo sem o uso de nitritos.

E637 é saudável?

O uso de etil maltol na indústria de alimentos é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

Por outro lado, o uso na União Europeia não é permitido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), portanto, a substância não é registrada como aditivo alimentar na Europa.

Em caso de consumo excessivo, pode causar problemas digestivos em concentrações mais elevadas.

Uso na UE vs. EUA vs. mundo

O etilmaltol é uma das substâncias cuja utilização na indústria alimentar é permitida nos EUA, mas não na UE.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X