Inosinato de potássio (E632), intensificador de sabor obtido da carne de animais abatidos. O que devemos saber sobre ele?

O inosinato de potássio é o sal de potássio do ácido inosínico e é amplamente utilizado na indústria alimentícia como intensificador de sabor com a designação E632.

É cristais incolores ou brancos inodoros ou pó cristalino branco.

Como geralmente é feito de carne e em parte também de peixe, não é adequado para veganos e vegetarianos.

Principais pontos importantes sobre o E632 – Inosinato de potássio:
Pode causar reações alérgicas.
Pode ser de origem animal.
Não é adequado para crianças.
Nós não recomendamos.

Produção de E632

O inosinato de potássio é obtido comercialmente de carne ou peixe (sardinha). Também pode ser produzido por fermentação bacteriana de açúcares.

Para que serve o inosinato de potássio?

Embora o inosinato de potássio não tenha um sabor umami específico, ele realça fortemente muitos outros sabores, reduzindo assim a quantidade de sal necessária no produto.

Os atletas também o usam para aumentar a capacidade de oxigênio do sangue.

Exemplos de alimentos e bebidas que às vezes contêm E632:

  • mistura de tempero
  • sopas instantâneas
  • comida enlatada
  • produtos de carne
  • batata frita
  • produtos com baixo teor de sal

E632 é saudável?

O inosinato de potássio deve ser evitado na asma. Como os inosinatos são metabolizados em purinas, eles também devem ser evitados por pessoas com gota. No entanto, as concentrações usadas são geralmente tão baixas que nenhum efeito pode ser esperado.

Uso na UE vs. EUA vs. mundo

O E632 é aprovado para uso como aditivo alimentar na UE, com exceção de refrigerantes. O uso deste ingrediente é permitido nos Estados Unidos, mas não na Austrália e na Nova Zelândia.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X