O gluconato de potássio, o sal de potássio do ácido glucônico, é um ingrediente multifuncional que pode ser usado como regulador de acidez e agente quelante em alimentos.
Junto com citrato de potássio e cloreto de potássio, este ingrediente é comumente usado como suplemento nutricional de potássio.
Principais pontos importantes sobre o E 577 – gluconato de potássio
É natural
É adequado para crianças – é usado em fórmula infantil
Não é um alérgeno
É vegano e sem glúten
Produção de E577
O processo de produção começa com a fermentação da glicose para produzir ácido glucônico, que é então neutralizado com carbonato de potássio.
Forma-se um pó de fluxo livre branco a branco-amarelado ou grânulos inodoros com um sabor levemente salgado.
Onde é utilizado o gluconato de potássio (E 577)?
É usado principalmente para enriquecer alimentos dietéticos com potássio e serve para prevenir a deficiência de potássio no organismo.
Também pode ser aplicado como substituto dos sais de sódio para reduzir o teor de sódio onde não é desejado, como na fórmula infantil.
E577 é saudável?
O potássio desempenha um papel importante em nosso corpo porque precisamos dele para manter os impulsos nervosos, estimular os músculos e outras funções. O gluconato de potássio é um suplemento de potássio que também é bom para pessoas com diabetes e pressão alta.
Reduz o risco de diabetes – Um estudo de 2011 descobriu que níveis mais baixos de potássio podem estar associados a um maior risco de diabetes.
Previne espasmos musculares – muito pouco potássio e outros minerais, como cálcio ou magnésio em nossa dieta, podem causar espasmos musculares, como cãibras nas pernas.
Pressão arterial baixa – suplementos de potássio podem reduzir a pressão arterial.
Sua renda diária máxima não é limitada.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Quase não tem efeitos colaterais e foi aprovado para segurança pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pela European Food Safety Authority (EFSA), mas não é aprovado para uso na Austrália.