O que é estearato de magnésio (E572) e para que é utilizado?

O estearato de magnésio é um pó branco fino que adere à pele e é gorduroso ao toque. É um sal de magnésio de um ácido graxo – ácido esteárico.

Tem sido amplamente utilizado na indústria alimentícia por muitas décadas como emulsificante, aglutinante e espessante, bem como agente antiaglomerante, lubrificante, desmoldante e antiespumante.

Embora os ácidos graxos sejam obtidos de fontes vegetais, o uso de gordura animal (incluindo carne suína e bovina) não pode ser excluído. As informações sobre a origem só podem ser fornecidas pelo fabricante. Portanto, seu uso não é recomendado para veganos e vegetarianos.

Principais pontos importantes sobre o E572 – Estearato de magnésio:
Este é um estabilizador.
Pode ser de origem animal.
Permitido na República Tcheca.
Nós recomendamos.

Produção E572

Para aplicações alimentícias, o estearato de magnésio é normalmente produzido por um dos dois processos a seguir:

  1. O processo direto (fusão) envolve a reação direta de ácidos graxos com uma fonte de magnésio, como o óxido de magnésio, para formar sais de magnésio de ácidos graxos.
  2. No processo indireto (precipitação), o sabão de sódio é feito pela reação de ácidos graxos com hidróxido de sódio em água e precipitação do produto pela adição de sais de magnésio ao sabão.

Os ácidos graxos utilizados como matéria-prima provêm de gorduras e óleos comestíveis e consistem principalmente de ácidos esteárico e palmítico.

Para que serve o estearato de magnésio?

O estearato de magnésio é comumente adicionado a muitos alimentos, medicamentos e cosméticos. Com drogas e vitaminas, seu objetivo principal é atuar como um lubrificante.

É usado principalmente em cápsulas de remédios. Evita que os ingredientes individuais na cápsula grudem uns nos outros e na máquina que cria a cápsula. Ajuda a melhorar a consistência e o controle de qualidade das cápsulas de medicamentos. Outra de suas funções é retardar a absorção e degradação dos medicamentos. Desta forma, o corpo absorve o medicamento na área certa do nosso intestino.

Exemplos de alimentos e bebidas que às vezes contêm E572:

  • confeitaria
  • especiaria
  • pastilhas elásticas
  • ingredientes de cozimento

E572 é saudável?

O estearato de magnésio é geralmente considerado seguro para consumo. Se você tomar muito, pode ter um efeito laxante.

Alguns indivíduos podem ser alérgicos a ele, caso em que é uma boa ideia evitar esse aditivo alimentar.

Você sabia que 120 ml de leite materno contém mais de 5.000 mg de ácido esteárico?

Uso na UE vs. EUA vs. mundo

O estearato de magnésio é aprovado para uso na União Européia e em outros países, incluindo China, Japão, Austrália e Nova Zelândia, e é geralmente reconhecido como seguro nos Estados Unidos.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X