O hidróxido de amônio (E527) é um dos reguladores de acidez utilizados na produção de alimentos.
A boa notícia é que se trata de uma substância totalmente segura e mais utilizada na produção de caramelo doce. Mas esse não é seu único uso.
Você não precisa se preocupar em consumir esta substância. Vamos ver o que você deve saber sobre o hidróxido de amônio.
Principais pontos importantes sobre o E527 – Hidróxido de Amônio:
É uma substância natural inofensiva.
O uso na República Tcheca é permitido.
Não é adequado para crianças.
Não é um alérgeno comum.
Produção de E527
Hidróxido de amônio é feito de amônia à qual é adicionada água. Isso cria um líquido claro com um cheiro desagradável.
Para que serve o hidróxido de amônio?
Nos alimentos, o hidróxido de amônio é usado para controlar a acidez.
É usado principalmente na produção de caramelo, doces e produtos de confeitaria ou panificação. Também é usado excepcionalmente na produção de queijo.
Além da indústria alimentícia, os fabricantes também o utilizam como removedor de manchas na produção de produtos de limpeza doméstica ou em tinturas de cabelo.
E527 é saudável?
A substância E527 apresenta riscos à saúde apenas para indivíduos que entram em contato direto com ela. Isso diz respeito principalmente aos funcionários da indústria de alimentos. Neste caso, pode causar queimaduras ou lesões na pele e nos olhos.
Mas nada disso se aplica a alimentos que contêm hidróxido de amônio. É totalmente seguro para os consumidores, porque apenas uma quantidade muito pequena desta substância é sempre encontrada nos alimentos.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
A substância pode ser utilizada na quantidade necessária em toda a União Europeia (incluindo a República Checa). É proibido por lei apenas para alimentos para bebês e outros produtos selecionados.
Nos Estados Unidos, a substância é considerada segura (GRAS) e pode ser utilizada na produção de alimentos. Não se sabe se é usado em alimentos para bebês nos Estados Unidos, mas por lei não há restrições aos fabricantes.
Na Austrália, o hidróxido de amônio é proibido na indústria alimentícia.