O cloreto de cálcio é um composto inorgânico feito de elementos de cálcio e cloreto. É utilizado tanto no dia a dia quanto na indústria alimentícia, onde é utilizado como endurecedor .
Principais pontos importantes sobre o E 509 – cloreto de cálcio
É natural porque é produzido por síntese química
É adequado para crianças
Não é um alérgeno
É vegano e sem glúten
Produção de E509
O cloreto de cálcio comercial é sintetizado através do processo Solvay, no qual o cloreto de sódio reage com carbonato de cálcio e amônia como catalisador.
Purificando salmouras naturais (como lagos salgados) removendo magnésio adicionando e precipitando cloreto de sódio.
Forma-se um pó ou grânulo branco, inodoro. É fornecido na forma de pó/pellets/flocos/grânulos ou solução dependendo dos requisitos da aplicação.
Onde é utilizado o cloreto de cálcio (E 509)?
Geralmente, é usado principalmente como endurecedor, agente antiaglomerante, mordente, conservante, estabilizador, absorvedor de umidade e sal com baixo teor de sódio no processamento de alimentos.
Suas principais aplicações são em água engarrafada, fabricação de queijos, fabricação de cerveja, frutas e vegetais enlatados e assim por diante.
Água engarrafada – dá à água purificada um sabor limpo, doce e salgado que, após a destilação, fica sem sabor e equilibra os eletrólitos em seu corpo, portanto, evite a hidratação excessiva.
Queijo – aumenta a actividade do coalho, acelera a coagulação e aumenta a firmeza da coalhada aumentando ligeiramente a acidez do leite e reagindo com as proteínas para as manter unidas.
Cerveja – reduz o pH, previne a deficiência mineral e melhora a dureza da água da cerveja, remove fosfato e oxalato, etc.
alimentos específicos
- Albert – Salsichas com gouda do talho
- Znojmia – Picles
- Napolen Blue – queijo com mofo azul
E509 é saudável?
Após estudos de genotoxicidade, carcinogenicidade e outras pesquisas, a EFSA não chegou à conclusão de que o cloreto de cálcio causaria algumas complicações de saúde como aditivo alimentar.
Seu uso está listado no “Grupo I” com um nível máximo e nenhum limite superior é especificado.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Quase não tem efeitos colaterais e foi aprovado para segurança pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pela European Food Safety Authority (EFSA).