O carbonato de sódio marcado como E500(i) é um pequeno cristal ou pó. Seu maior benefício é que ele pode absorver a umidade do ar.
Ocorre comumente na natureza. Pode ser encontrado na água do mar, lagos salgados, etc.
É amplamente utilizado na indústria alimentícia por possuir propriedades únicas e ser totalmente seguro. Vamos ver onde você pode encontrar essa substância.
Principais pontos importantes sobre o E500(i) – carbonato de sódio:
É uma substância natural inofensiva.
O uso na República Tcheca é permitido.
É adequado para crianças.
Não é um alérgeno comum.
Produção do E500(i)
Existem duas abordagens para a produção. O processo Solvay é mais comumente usado industrialmente. Nesse caso, é usado o cloreto de sódio, que é convertido em carbonato de sódio por uma reação química.
No entanto, os fabricantes também podem obter a substância da água do mar.
Para que serve o carbonato de sódio?
O bicarbonato de sódio é conhecido principalmente como bicarbonato de sódio e fermento em pó.
Graças às suas propriedades, a substância aparece em muitos produtos. Você pode encontrá-lo em salgadinhos, biscoitos, sorvetes, massa de pizza instantânea, muffins ou waffles.
Também pode ser usado em casa como amaciador de água e aditivo para produtos de limpeza.
E500(i) é saudável?
Na quantidade normal que aparece nos alimentos, é totalmente inofensivo. Em geral e mundialmente, o E500(i) é considerado uma substância totalmente segura.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
Em toda a União Européia (incluindo a República Tcheca), a substância pode ser utilizada na indústria alimentícia na quantidade necessária. Também não há proibições na área de alimentos para bebês ou outros produtos.
Tanto nos Estados Unidos quanto na Austrália, o uso de carbonato de sódio também é permitido e é considerado uma substância segura. Na América, isso o torna comumente usado na produção de alimentos.
O carbonato de sódio é considerado internacionalmente uma substância GRAS, ou seja, geralmente segura. Na indústria alimentícia, seu uso geralmente não é limitado e também é usado em alimentos para crianças pequenas, vegetarianos ou veganos.