Monooleato de sorbitol (E494) ou monooleato de sorbitano na indústria alimentícia funciona como emulsificante e estabilizador. É um líquido oleoso, viscoso, de cor âmbar, creme claro a bolas ou flocos amarelo-acastanhados, ou um sólido ceroso duro com um leve odor.
Os alimentos com este rótulo podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten. Como a gordura animal também pode ser utilizada na produção de monooleato de sorbitol, não a recomendamos para veganos.
Principais pontos importantes sobre o E494 – Monooleato de sorbitol:
Pode ser de origem animal.
É um emulsificante.
Nós recomendamos.
Produção de E494
O monooleato de sorbitol é uma mistura de ésteres e anidridos parciais de sorbitol e ácido oleico, que é um ácido graxo de origem vegetal ou animal.
Para que serve o monooleato de sorbitol?
O E494 é utilizado na indústria alimentícia como um agente que forma ou preserva uma mistura de substâncias que normalmente não podem ser misturadas (por exemplo, óleo e água) e também como um agente que mantém uma dispersão uniforme de substâncias nos alimentos. Também é usado para alterar a cristalização dos óleos.
Exemplos de alimentos e bebidas onde o E494 às vezes é encontrado:
- produtos de confeitaria
- fermento de padeiro
- emulsões de óleo
- mistura de leite e natas
- geléias
- chocolates
- doces
- doces
- concentrados de chá líquido
- sorvete
- pastilhas elásticas
- suplementos alimentares dietéticos
E494 é saudável?
Não há efeitos colaterais conhecidos do monooleato de sorbitol. Isso ocorre porque ele é metabolizado em sorbitol e ácido oleico, ambos metabolizados sem efeitos colaterais.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
O uso de E494 como aditivo alimentar é permitido na UE, mas não nos EUA, Austrália e Nova Zelândia.