O estearoil-lactilato de cálcio (E482) não é tóxico, é biodegradável e geralmente é produzido com matérias-primas biorrenováveis. Como o estearoil-lactilato de cálcio é um aditivo alimentar seguro e altamente eficaz, ele é usado em uma ampla gama de produtos, desde assados e sobremesas até embalagens. É um pó branco ou levemente amarelado ou sólido quebradiço com um odor característico.
Os alimentos com este rótulo podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten. Como a origem do ácido esteárico pode ser gordura vegetal ou animal, não recomendamos o uso de estearoil lactilato de cálcio para veganos.
Principais pontos importantes sobre o E482 – Estearoil-lactilato de cálcio:
Pode ser de origem animal.
Este é um estabilizador.
Nós recomendamos.
Produção de E482
O estearoil-lactilato de cálcio é atualmente produzido por esterificação de ácido esteárico e lático com neutralização parcial usando cal hidratada de grau alimentício – hidróxido de cálcio.
Para que serve o estearoil-lactilato de cálcio?
O E482 é usado na indústria alimentícia como emulsificante e estabilizador. Também é usado em farmácia, produtos de saúde e agricultura.
Exemplos de alimentos e bebidas onde o E482 às vezes é encontrado:
- produtos de confeitaria
- cereais
- massa
- sobremesas
- coberturas
- recheios
- pudins
- doces
- misturas de bebidas em pó
- creme
- licores cremosos
- molhos
- dumplings
- sucos
- pastilhas elásticas
- alimentos dietéticos
E482 é saudável?
Não há efeitos colaterais conhecidos do estearoil-lactilato de cálcio. Cálcio, ácido láctico e ácido esteárico são produtos normais do metabolismo humano.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
O uso de E482 como aditivo alimentar é permitido na UE, EUA, Austrália e Nova Zelândia.