O estearoil-lactilato de sódio, também conhecido como SSL, é o sal de sódio do ácido esteárico com um dímero de ácido láctico. Este ingrediente é comumente usado como emulsificante e estabilizador em produtos de panificação com alto teor de gordura.
Principais pontos importantes sobre E 481 – Estearoil-lactilato de sódio
Não é natural , é um adoçante sintético
É adequado para crianças
Não é um alérgeno
É vegano e sem glúten
Produção E481
O estearoil lactilato é sintetizado a partir do ácido esteárico de grau alimentício (principalmente do óleo de palma), ácido lático (da fermentação da beterraba sacarina ou síntese química) e hidróxido de sódio.
E forma-se um pó branco ceroso ou ligeiramente amarelado ou sólido quebradiço (semelhante a flocos) com um odor levemente ácido.
Onde é utilizado o estearoil-lactilato de sódio (E 9481)?
É usado principalmente por suas propriedades emulsificantes e estabilizantes em alimentos e cosméticos. Nos alimentos, o SSL mistura água e óleo e é usado principalmente como endurecedor de massa e amaciante de textura em produtos de panificação.
O SSL é usado principalmente em pães com alto teor de gordura e fermentados como emulsificante de massa para aumentar o volume da massa, melhorar a estrutura interna, criar pães macios e elásticos e evitar que o pão envelheça rapidamente, sem SSL o pão endurece rapidamente.
Também usado em biscoitos, biscoitos, massas, macarrão para melhorar a textura e prolongar o frescor ou o prazo de validade.
alimentos específicos
- Ao redor – tampa cortada
- Pastelaria L’Chefs – pastelaria francesa
- 7 Dias – Rolinhos Assados
E481 é saudável?
Nenhum efeito adverso foi observado, mas pode causar alergia. Em 2005, foi relatado um caso de sintomas de alergia por contato direto com SSL – dermatite e rinite em uma manicure que produziu unhas artificiais de acrílico contendo SSL.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
O estearoil lactilato foi aprovado nos EUA como um aditivo alimentar multifuncional que pode ser usado como emulsificante, estabilizador, agente tensoativo nas seguintes categorias de alimentos com uso máximo: bolos, panquecas e waffles 0,5%, coberturas, recheios, pudins e coberturas 0,2%, creme 0,3%, etc.
O estearoil-lactilato de sódio (E481) está listado no Regulamento da Comissão da UE como um aditivo alimentar permitido. Seu uso é permitido em uma quantidade máxima de 1000 a 10000 mg/kg em alimentos.