Às vezes também abreviado como PGPR, é um ingrediente claro (às vezes levemente amarelado) altamente viscoso, comumente usado como emulsificante (por exemplo, em óleo, chocolate e confeitos de chocolate) para reduzir a viscosidade durante sua fabricação.
Principais pontos importantes sobre o E 476 – polirricinoleato de poliglicerol
Não é de origem natural , como mencionado acima, é formado pela reação do glicerol e ácidos graxos
É adequado para crianças
Não é um alérgeno comum
É adequado para vegans e pessoas com uma dieta sem glúten
Produção de E476
É feito aquecendo o glicerol a uma temperatura alta e aquecendo os ácidos graxos condensados do óleo de rícino. Esses dois componentes eventualmente se misturam para formar o PGPR.
Onde é usado o polirricinoleato de poliglicerol (E 476)?
Esta substância foi incluída no grupo dos emulsionantes, estabilizantes, espessantes e gelificantes, pelo que na indústria alimentar a sua utilização é principalmente em recheios de confeitaria para reduzir a gordura e melhorar a fluidez, mas também em cremes para barrar com baixo teor de gordura para estabilizar a emulsão e melhorar a espalhabilidade.
Atua como estabilizador no chocolate, onde ajuda a melhorar sua fluidez, agilizando e otimizando o processo de modelagem do chocolate.
produtos específicos
- Carla – chocolate preto 70%
- Flipz – pretzels no chocolate de leite
- Billa – picolé de amêndoa
E476 é saudável?
Nenhum efeito colateral adverso foi detectado.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
O PGPR foi aprovado como emulsificante seguro pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), bem como pelo Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da OMS. É um ingrediente aprovado na Austrália e na Nova Zelândia.