Sacaroglicéridos (E474) – emulsionantes de origem natural, em que alimentos os podemos encontrar?

Sacaroglicerídeos são substâncias lipossolúveis e hidrossolúveis que ocorrem em várias formas. Eles podem assumir a forma de pós finos, géis ou substâncias ligeiramente sólidas.

Principais pontos importantes sobre o E474 – sacaroglicerídeos:
São substâncias naturais
O uso na República Tcheca é permitido
Eles não são adequados para crianças
Eles são alergênicos

Produção de E474

Os sucraglicerídeos são feitos de açúcar e gorduras ou óleos comestíveis, ou mais precisamente triésteres de mono, di e sacarose com ácidos graxos, e mono, di e triglicerídeos são resíduos de gorduras e óleos.

Os ácidos gordos são muitas vezes de origem vegetal, mas não se exclui a origem animal, incluindo a carne de porco. A vegetal inclui uma variedade de plantas produtoras de óleo, como soja, colza e milho, provavelmente geneticamente modificadas.

Para que servem os sacaroglicerídeos?

Os sacaroglicerídeos são utilizados na indústria alimentícia, farmacêutica e também em cosméticos.

  • Eles são usados como emulsificantes na indústria de alimentos. Esses alimentos incluem laticínios aromatizados, sorvetes, alimentos dietéticos, algumas carnes processadas, doces, gomas de mascar, assados, molhos, sopas e caldos, bebidas aromatizadas, cidra, alguns tipos de álcool e refrigerantes não alcoólicos.
  • Eles também são usados para tratamento de superfície de frutas frescas
  • Na indústria farmacêutica para várias pomadas e cremes
  • Em cosméticos para cremes e emulsões de limpeza

Os sacaroglicerídeos são saudáveis?

Os sucraglicerídeos derivados de ácidos graxos são frequentemente listados como não tendo nenhum perigo conhecido. Efeitos laxativos e outras indigestões podem ocorrer se consumidos em grandes quantidades.

Segundo o Centro Internacional de Pesquisa do Câncer (CIR), esse ingrediente pode conter vestígios de acetaldeído, um possível carcinógeno (grupo 2B), ou mesmo ser um carcinógeno definitivo (grupo 1) se consumido com álcool.

Assim como muitos outros emulsificantes, vários estudos realizados em camundongos sugerem que o consumo desse tipo de aditivo pode causar aumento da permeabilidade da barreira intestinal, promovendo doenças inflamatórias crônicas intestinais, aumento da adiposidade (síndrome metabólica) e desenvolvimento de diabetes. Esses ingredientes também podem perturbar o equilíbrio da flora intestinal e promover reações autoimunes. A inflamação intestinal crônica causada por esses emulsificantes pode promover o câncer de cólon.

Uso na UE vs. EUA vs. mundo

Na União Européia, o uso do E474 é permitido, mas nos EUA e na Austrália, onde os sacaroglicerídeos são proibidos nos alimentos.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X