Como o óleo vegetal bromado (E443) nos prejudica e onde é proibido em todos os lugares?

O óleo vegetal bromado (E443) é uma mistura complexa de triglicerídeos de origem vegetal que reagiram para conter átomos do elemento bromo ligados a moléculas. O óleo vegetal bromado é usado principalmente para emulsionar refrigerantes com sabor cítrico e evitar que se separem durante a distribuição.

Alimentos com este rótulo podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten e veganos.

Principais pontos importantes sobre o E443 – Óleo vegetal bromado:
Proibido na República Tcheca.
É um emulsificante.
Nós não recomendamos.

Produção de E443

O óleo vegetal bromado é produzido pela adição de bromo ao óleo vegetal (principalmente óleo de soja).

Para que serve o óleo vegetal bromado?

Na indústria de alimentos, o E443 funciona principalmente como um emulsificante, o que significa que permite que a água e os óleos se misturem para formar uma emulsão.

Exemplos de alimentos e bebidas onde o E443 às vezes é encontrado:

  • refrigerantes com sabor cítrico
  • sorvete

E443 é saudável?

Estudos descobriram que é possível que as moléculas de bromo se separem do óleo vegetal bromado, o que, com o tempo, pode causar problemas neurológicos, como dores de cabeça, perda de memória ou equilíbrio e coordenação prejudicados.

Os aditivos alimentares alternativos utilizados para o mesmo fim são, por exemplo, isobutirato de acetato de sacarose – E444- e éster de resina – E445.

Uso da UE vs. EUA vs. mundo

O uso de E443 como aditivo alimentar não é aprovado na UE ou, por exemplo, no Japão. Apenas uma pequena quantidade pode ser usada nos EUA enquanto outros estudos toxicológicos são conduzidos.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X