As pectinas com a designação E440(i) são polissacarídeos naturais que são utilizados na indústria alimentícia como agentes gelificantes, espessantes, emulsificantes e estabilizantes.
O E440(i) é usado em muitos produtos, desde geleias a bebidas. É uma substância inofensiva que pode melhorar sua saúde.
A boa notícia é também o facto de poder utilizá-la em casa para fazer conservas caseiras, fazer compotas e outros produtos.
E é totalmente natural, por isso pode ser consumido por todos. Crianças, veganos e alérgicos.
Principais pontos importantes sobre E440(i) – pectina:
É uma substância natural inofensiva.
O uso na República Tcheca é permitido.
É adequado para crianças.
Não é um alérgeno comum.
Produção de E440(i)
A pectina para uso na indústria alimentícia é produzida a partir de duas partes. O primeiro é mais de 65% de ácido galacturônico e o segundo é 35% de outros polissacarídeos.
Para que serve a pectina?
A pectina tem uma ampla variedade de usos. Geralmente você pode encontrá-lo em geléias, geléias, sucos de frutas, sobremesas, doces ou laticínios. Também é encontrado em sorvetes, ursinhos de goma ou iogurte.
A pectina também é usada em conservas caseiras, por isso também é uma substância que você pode usar na sua cozinha. Você pode comprar pectina vendida separadamente na loja, que pode ser usada em conservas caseiras.
O E440(i) é saudável?
A pectina é rotulada como uma fibra dietética que é benéfica para a nossa saúde. Você não precisa se preocupar em consumir pectina. Exatamente o oposto. Tem vários benefícios exclusivos:
- reduz o açúcar no sangue e a pressão arterial,
- mantém um nível saudável de colesterol no sangue,
- elimina problemas com prisão de ventre,
- aumenta a saciedade,
- reduz a ingestão de energia durante o dia.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
A pectina é completamente segura e amplamente utilizada em estados ao redor do mundo. É uma substância claramente inofensiva que até crianças pequenas podem consumir e traz apenas benefícios para o corpo humano. Por esse motivo, não há restrições de uso na indústria alimentícia.