O estearato de polioxietileno (E430) é usado na indústria alimentícia como emulsificante e estabilizador.
Em nossos países, você não o encontrará nos alimentos e, em geral, não é usado com muita frequência. Como os fabricantes o utilizam quando decidem sobre esta substância?
Principais pontos importantes sobre o E430 – Estearato de Polioxietileno:
Não é uma substância natural.
A utilização na República Checa é proibida na indústria alimentar.
Não é adequado para crianças.
É um alérgeno comum.
É de origem animal e, portanto, não é adequado para veganos.
Produção E430
A substância E430 é produzida a partir de compostos sintéticos. É composto por óxido de etileno e ácido esteárico. O primeiro é uma substância sintética e o último é um ácido graxo natural.
Os compostos dos quais o E430 é feito são principalmente gorduras vegetais. No entanto, o uso de gordura animal, como a banha, não pode ser descartado. Os veganos devem, portanto, evitar essa substância.
Para que serve o estearato de polioxietileno?
O uso do E430 não é muito amplo. É usado principalmente na produção de molhos e na indústria cosmética. Mas às vezes também é adicionado ao pão para mantê-lo fresco por mais tempo.
E430 é saudável?
Em geral, esta é uma substância segura com a qual você não precisa se preocupar muito. As pessoas alérgicas ao propilenoglicol devem, no entanto, evitar todo o grupo de Es de E430 a E436.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
Em toda a União Européia e na República Tcheca, o uso de estearato de polioxietileno é proibido para uso na indústria alimentícia.
As regras para o uso desta substância nos Estados Unidos e em outros países não são conhecidas.