A goma karaya (E416), também conhecida como tragacanto indiano ou goma sterculiaje, é uma goma vegetal produzida como exsudato de árvores do gênero Sterculia. Quimicamente, é um polissacarídeo ácido composto pelos açúcares galactose, ramnose e ácido galacturônico.
Alimentos com este rótulo podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten e veganos.
Principais pontos importantes sobre o E416 – Guma karaya:
É seguro.
Pode causar uma reação alérgica.
Nós recomendamos.
Produção de E416
A goma karaya pode ser obtida da árvore indiana Sterculia urens. É uma substância valiosa e é tradicionalmente obtida cortando ou descascando a casca ou fazendo cortes profundos na base do tronco com um machado. Esses métodos brutos de extração frequentemente resultavam na morte da árvore, mas descobriu-se que a aplicação do regulador de crescimento vegetal ethephon estimulou a produção de E416 e, quando usado em quantidades cuidadosamente controladas, aumentou o rendimento da goma e melhorou a cicatrização de feridas e a sobrevivência da árvore.
Para que serve a goma karaya?
O E416 é usado como espessante, estabilizador e emulsificante em alimentos, como laxante e como adesivo para dentaduras. Também é usado para adulterar a goma de tragacanto devido às suas propriedades físicas semelhantes.
Exemplos de alimentos e bebidas onde o E416 às vezes é encontrado:
- chantilly
- sorvete
- queijos processados
- gelatina
- doces de geléia
- cremes de limão
- pudim em pó
- pastelaria
- produtos de carne
- pastas de queijo
- sobremesas
- licores de ovos
- lacticínios
- pastilhas elásticas
E416 é saudável?
Efeitos colaterais em concentrações moderadas não são conhecidos. Altas doses causam gases e inchaço devido à fermentação pela microflora intestinal. Uma reação alérgica pode ocorrer em indivíduos sensíveis.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
A utilização do E416 como aditivo alimentar é permitida na UE, bem como nos EUA, Austrália e Nova Zelândia.