A goma de guar geralmente consiste em guaraná, não menos que 75%, proteína 5-6%, fibra 2,5%. água 8-15% e uma pequena quantidade de lipídios.
Este tipo de planta cresce principalmente na Índia e no Paquistão.
É comumente usado como espessante, emulsificante e estabilizador em sorvetes.
Principais pontos importantes sobre E 412 – goma guar
É de origem natural e é obtido pela maceração do feijão
É adequado para crianças – é usado em fórmula infantil
Não é um alérgeno comum
Este ingrediente é ceto, vegano, sem glúten e é comumente usado como substituto da goma xantana em alimentos.
Produção de E412
O guaraná é um aditivo alimentar natural obtido das sementes do feijão guar e sua maceração, que produz um pó branco a branco-amarelado, quase inodoro – a goma guar.
Onde é utilizada a goma de guar (E 412)?
É mais comumente encontrado em alimentos como sorvetes, sobremesas congeladas, produtos de panificação, laticínios, bebidas e assim por diante.
Atua como aglutinante e estabilizante na produção de sorvetes, onde aumenta o teor de fibras, reduz o teor de gordura, aumenta a rigidez, reduz a formação de cristais, proporciona um derretimento mais lento e uniforme.
Na panificação, é usado por sua capacidade de dar aos produtos de panificação uma textura mais macia e vida útil mais longa, assim como a fibra.
Também funciona como espessante para molhos de salada, devido à sua alta viscosidade, estabilização da acidez e boa solubilidade em água fria.
Também engrossa produtos lácteos, como leite, iogurte e pudim. Melhora a textura, mantém a viscosidade e a cor uniformes. Como no leite de coco, que estabiliza e proporciona uma textura suave e cremosa.
É usado para a produção de bebidas de baixa caloria.
produtos específicos
- Italiamo – Sopa Minestrone
- All Natures – Leite de coco orgânico
- Nominal – mistura de pão
E412 é saudável?
Sim, as propriedades da goma guar são usadas para reduzir o peso porque suprime a sensação de fome e reduz o colesterol. Somente em altas doses pode ter efeitos colaterais como diarréia ou flatulência.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Seu uso é permitido tanto nos EUA quanto na União Européia, onde é utilizado tanto na indústria alimentícia, quanto na indústria cosmética e na alimentação animal.