O ácido algínico (E400) é um estabilizador, emulsificante, espessante, gelificante e antiespumante. Depende do uso do produto específico.
É uma substância insípida e inodora. Graças a isso e às suas propriedades, encontrou uso em inúmeros alimentos, bebidas e produtos cosméticos.
Você não precisa se preocupar em consumir esta substância porque ela vem de fontes naturais e é totalmente segura. Você encontrará ácido algínico em muitos lugares, mas não precisa ter medo dele.
Este é um dos ‘E’s’ que não prejudicará sua saúde de forma alguma. Não é prejudicial nem para as crianças, porque também é adicionado à comida para bebês.
Principais pontos importantes sobre o E400 – ácido algínico:
É uma substância natural inofensiva.
O uso na República Tcheca é permitido.
É adequado para crianças.
É um alérgeno comum.
produção E400
A substância é obtida de várias algas marinhas que crescem principalmente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. É um polissacarídeo que pode ser utilizado em diversos produtos da indústria alimentícia.
Para que serve o ácido algínico?
O ácido algínico é amplamente utilizado na produção de sorvetes, geleias, pudins, bebidas, coberturas doces, queijos, queijos processados, sobremesas, maioneses e muitos outros produtos.
Além da indústria alimentícia, também é utilizado na indústria cosmética para cremes, loções corporais, xampus ou detergentes líquidos. Você também pode encontrá-lo em cremes dentais, pois pode engrossar a estrutura e não irritar o trato digestivo.
E400 é saudável?
Em concentrações comuns, não há efeitos colaterais.
Em alta concentração, o ácido algínico pode causar deterioração da absorção de ferro, portanto, o ferro se liga a ele.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
Na União Européia, o ácido algínico é comumente usado. Os fabricantes geralmente usam apenas uma quantidade mínima em seus produtos. Também pode ser usado em comida de bebê, mas apenas como acompanhamento.
Nos Estados Unidos, a substância é designada como GRAS e é utilizada sem grandes restrições.