O alecrim é uma erva perfumada e lenhosa que costuma ser usada para dar sabor a pratos como frango assado ou batatas. Mas seu potencial vai muito além de ser um mero intensificador de sabor.
Principais pontos importantes sobre o conservante E392 – Extrato de alecrim:
· É adequado para crianças
· Não causa reações alérgicas
· Tem um efeito positivo na nossa saúde
· É um ótimo conservante natural e antioxidante
Produção E392
O extrato de alecrim é feito de folhas de alecrim moídas e secas usando um dos dois tipos de extração por solvente. Ou seja, etanol ou acetona de qualidade alimentar. A mistura resultante é separada das folhas secas por concentração e/ou precipitação. Em seguida, ocorre a filtração para retirada do resíduo foliar, evaporação a vácuo do solvente, secagem e peneiramento para obtenção de um pó fino do próprio extrato. Dependendo da finalidade a que se destina, o extrato também pode sofrer desodorização ou descoloração. O extrato está na forma de um pó ou líquido verde fino.
O maior processador e importador de alecrim é a Espanha, especificamente a província de Múrcia (sudeste da Espanha).
Para que serve o extrato de alecrim?
Existem ingredientes naturais que desempenham funções conservantes e antioxidantes. Alecrim é um deles. As suas folhas têm sido tradicionalmente utilizadas na preparação de enchidos caseiros – pelo seu aroma e sabor, mas principalmente pela capacidade de manter os alimentos frescos. O fato de o alecrim conseguir fazer isso se deve aos compostos bioativos. Especificamente, existem dois tipos de polifenóis: ácido carnósico e ácido rosmarínico. Estes impedem a formação de radicais livres, pelo que a sua aplicação na alimentação atrasa os processos de oxidação.
A funcionalidade do alecrim é multiplicada quando seus compostos são isolados e concentrados em um extrato.
É utilizado principalmente em enchidos, presuntos, carne picada, produtos de peixe fresco, produtos de peixe transformados, gorduras e molhos ou mostardas, etc., etc.
O aditivo E392 é saudável?
O alecrim é uma erva tradicionalmente usada como agente anti-inflamatório e analgésico e atualmente está sendo estudada por suas propriedades anticancerígenas e hepatoprotetoras. Vários estudos mostraram que a administração de alecrim tem um impacto positivo na saúde gastrointestinal, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação no trato gastrointestinal.
As propriedades promotoras da saúde do alecrim também incluem potencial terapêutico para a doença de Alzheimer e propriedades anticancerígenas.
Estudos foram conduzidos em ratos que mostraram que o extrato de alecrim não tem efeitos negativos até 500-1500 mg/kg/dia em um ser humano adulto.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
Está autorizado na UE e nos EUA, bem como na Austrália e na Nova Zelândia.