Os fosfatos de cálcio são sais de cálcio do ácido fosfórico.
Entre os mais comumente usados estão o di-hidrogenofosfato de cálcio, o hidrogenofosfato de cálcio e o fosfato de cálcio.
Estes são aditivos alimentares multifuncionais que são usados principalmente como agentes de fermentação e agentes antiaglomerantes.
São produzidos industrialmente pela adição de hidróxido de cálcio ao ácido fosfórico, na natureza fazem parte de alguns minerais.
Principais pontos importantes sobre E341 – fosfatos de cálcio:
São melhoradores de farinha, cargas, antiaglomerantes, reguladores de acidez, espessantes e umectantes .
Não é uma substância natural .
É adequado para crianças .
Não pertence a alérgenos .
O uso na República Tcheca é permitido.
Onde são usados os fosfatos de cálcio?
Os fosfatos de cálcio podem ser encontrados em uma ampla variedade de alimentos e bebidas. Eles são frequentemente adicionados especialmente a produtos de panificação, onde servem como agentes de fermentação e endurecedores de massa. Eles reagem com o bicarbonato de sódio e fornecem aeração e volume liberando dióxido de carbono na presença de água.
Mas também podemos encontrá-los em cereais, queijos, conservas de legumes e frutas ou misturas de especiarias e outras misturas soltas, onde atuam como antiaglomerantes.
Além de suas propriedades estabilizadoras e protetoras, também servem para enriquecer os alimentos com cálcio.
- Pão de Girassol Odkolek
- Albert Česká Buchty
- gordura Empeka Veka
- Tempero Bife Vitana, Tempero Grill, Frango Assado, Goulash, Porcelana, Peixe, Batata Americana
- Complexo Sunar 2, 3, mingau Sunárek com cereais
- Alpro Leite de Amêndoa, Bebida de Aveia, Bebida de Coco
- queijo processado kiri
Na agricultura, os fosfatos de cálcio são usados como fertilizantes e também são adicionados à alimentação do gado como fonte de cálcio e fósforo.
E341 é saudável?
Devido ao fato de não haver efeitos adversos conhecidos do consumo de fosfatos de cálcio, eles são geralmente considerados seguros e seu uso foi aprovado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, inclusive em nutrição infantil.
De acordo com a diretriz de 2019, a dose diária recomendada de fosfato de cálcio não deve exceder 40 mg por 1 kg de peso corporal.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
A utilização de fosfatos de cálcio na indústria alimentar é permitida na UE, EUA, Austrália e outros países do mundo.