Fosfato de sódio refere-se a vários sais inorgânicos compostos de sódio e fosfato.
É um dos aditivos alimentares mais amplamente utilizados e é comumente usado para melhorar a qualidade ou como suplemento nutricional em carnes, frutos do mar, produtos de panificação, laticínios e bebidas.
Reconhecemos três tipos:
O dihidrogenofosfato de sódio sob o número conhecido como E339(i) , pode ser usado como regulador de acidez e suplemento nutricional.
O hidrogenofosfato de sódio sob o número conhecido como E339(ii) pode ser usado como agente antiaglomerante, agente aromatizante, agente de controle de ph.
O fosfato de sódio tribásico sob o número conhecido como E339(iii) é usado principalmente como regulador de acidez em cereais e retentor de umidade em carnes e frutos do mar.
Principais pontos importantes sobre E 339 – fosfatos de sódio
Nós os classificamos entre os sais de fusão
Não são de origem natural
É adequado para crianças, é usado em alimentos para bebês
Não é um alérgeno comum
Este ingrediente é vegano e sem glúten
Produção E 339
É produzido pela neutralização do ácido fosfórico com hidróxido de sódio ou carbonato de sódio.
Onde são utilizados os fosfatos de sódio (E 339)?
Assim, em geral, os fosfatos são usados para prevenir a oxidação, descoloração e degradação da vitamina C, prolongando a vida útil dos alimentos e reduzindo o tempo de cozimento, etc.
produtos específicos
- Pikok – salsichas de porco com queijo
- Tatra – leite para o café
- Madetka – queijo processado cremoso
E339 é saudável?
Os fosfatos não foram considerados prejudiciais, mas quantidades excessivas podem causar deficiência de cálcio no corpo.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Quando usados como aditivos alimentares, eles são quase isentos de efeitos colaterais e sua segurança foi aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA e pela European Food Safety Authority.