O lactato de sódio (lactato de sódio) é o sal de sódio do ácido lático, que é um ácido natural produzido por bactérias em alimentos fermentados. Também é produzido em grandes quantidades no intestino grosso por bactérias residentes. Tem um sabor ligeiramente salgado. É um líquido viscoso quase incolor que atua como regulador de acidez, antioxidante, espessante e umectante.
Os alimentos com este rótulo podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten. Como o lactato de sódio carece de proteína do leite, ele também pode ser consumido por quem sofre de intolerância à lactose.
Principais pontos importantes sobre o E325 – Lactato de sódio:
É seguro.
Substância de origem animal.
Não é adequado para crianças.
Nós recomendamos.
Produção de E325
O lactato de sódio é produzido pela fermentação de uma fonte de açúcar, como milho ou beterraba, e depois pela neutralização do ácido lático resultante.
Para que serve o lactato de sódio?
O ácido lático e os lactatos são usados como conservantes principalmente contra leveduras e bolores. Também é usado para aumentar a estabilidade dos antioxidantes e evitar que vários produtos sequem. Além da indústria alimentícia, também é utilizado em xampus e sabonetes líquidos, por ser um umectante eficaz.
Exemplos de alimentos e bebidas que às vezes contêm E325:
- queijos
- doces
- sorvete
- Gelatina de frutas
- sopas
- Fruta enlatada
- produtos cárneos embalados a vácuo, especialmente congelados
- produtos de confeitaria
- licores
E325 é saudável?
Nenhum efeito colateral foi mostrado em adultos. D- ou DL-lactatos (estereoisômeros) não devem ser administrados a lactentes e crianças pequenas porque eles ainda não desenvolveram as enzimas hepáticas apropriadas para metabolizar essas formas de lactato.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
O E325 é aprovado para uso como aditivo alimentar na UE e geralmente reconhecido como uma substância alimentar segura nos EUA, Austrália e Nova Zelândia.