Propil galato é um antioxidante encontrado em muitos produtos alimentícios. Protege principalmente contra a oxidação causada pelos radicais livres. É uma substância cristalina branca a branca cremosa, inodora, com um sabor ligeiramente amargo. Sua desvantagem é que se torna instável em altas temperaturas, o que limita seu uso em alimentos e bebidas.
Alimentos com este rótulo podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten e veganos.
Principais pontos importantes sobre o E310 – Galato de Propil:
Pode causar uma reação alérgica.
É um antioxidante.
Nós não recomendamos.
Produção de E310
Propil galato é produzido por esterificação (produção de um éster pela reação de álcool e ácido) do ácido gálico, produzido em taninos vegetais.
Para que serve o galato de propilo?
O E310 é usado como um antioxidante sintético em alimentos gordurosos e bebidas (especialmente para prevenir o ranço de óleos), bem como em cosméticos, adesivos e lubrificantes.
Exemplos de alimentos e bebidas que às vezes contêm E310
- cereais
- leite
- queijos
- molhos para salada
- gorduras
- óleos
E310 é saudável?
Propil galato não é adicionado a alimentos destinados a lactentes e crianças pequenas porque pode causar distúrbios sanguíneos. Também pode ser responsável por irritação do estômago e da pele, danos nos rins e no fígado e também pode causar alergias que levam a problemas respiratórios.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
O E310 é aprovado para uso como aditivo alimentar na UE em quantidades limitadas em certos alimentos e geralmente reconhecido como substância alimentar nos EUA, Austrália e Nova Zelândia.