O ascorbato de sódio (L-ascorbato de sódio) é o sal de sódio altamente reativo (e um dos quatro ascorbatos minerais) do ácido ascórbico, que funciona como antioxidante e regulador de acidez. É um pó cristalino branco ou quase branco, inodoro, que escurece quando exposto à luz. Também se dissolve bem em água.
Alimentos com este aditivo podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten e veganos.
Principais pontos importantes sobre o E301 – Ascorbato de sódio:
É seguro.
É um antioxidante.
Nós recomendamos.
Produção de E301
Embora o ascorbato de sódio seja um antioxidante natural encontrado na maioria das frutas e vegetais, ele também pode ser produzido sinteticamente pela fermentação e oxidação da glicose para ser uma fonte de vitamina C.
Para que serve o ascorbato de sódio?
Na indústria alimentícia, é usado principalmente como antioxidante, intensificador de sabor e regulador de acidez em produtos de panificação. Previne o escurecimento das frutas (especialmente as cítricas) e a formação de nitrosaminas na carne. Além disso, é utilizado ativamente na produção de diversos tipos de margarina e maionese, pois a adição desse pó aumenta significativamente a vida útil dos produtos . Também neutraliza os efeitos tóxicos dos nitratos. A sua utilização na alimentação permite reduzir a dose de nitratos e, em alguns casos, não os utilizar.
Além da indústria alimentícia, também é utilizado na farmacologia como componente de medicamentos antivirais, em complexos vitamínicos e como vitamina C separada. Também é encontrado em cosméticos antienvelhecimento , xampus e cosméticos infantis. Combate eficazmente as bactérias que causam inflamação da pele. Também é adicionado à alimentação animal como um suplemento vitamínico.
Exemplos de alimentos e bebidas que às vezes contêm E301:
- peixe congelado
- salsichas
- salsichas
- carne enlatada
- cereais
- comida de bêbe
- batatas
- Fruta enlatada
- bebidas não alcoólicas
- cerveja
- vinho
E301 é saudável?
O ascorbato de sódio não é um alérgeno e também é capaz de ativar as funções protetoras do corpo e também regular a absorção de oligoelementos e vitaminas dos alimentos.
Somente pessoas com doença do trato urinário e insuficiência renal devem tomá-lo com cautela. O excesso de ascorbato de sódio é oxidado no corpo em ácido oxálico, que começa a interagir ativamente com o cálcio. Como resultado, forma-se o oxolato, a partir do qual são formadas as pedras nos rins.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
O E301 é aprovado para uso como aditivo alimentar na UE e geralmente reconhecido como uma substância alimentar segura nos EUA, Austrália e Nova Zelândia.