O ácido bórico, mais especificamente o ácido ortobórico, é um composto de boro, oxigênio e hidrogênio. Também pode ser chamado de borato de hidrogênio. Geralmente ocorre como cristais incolores ou um pó branco que se dissolve na água e ocorre na natureza como o mineral sassolita.
Principais pontos importantes sobre o conservante E284 – ácido bórico:
· Não é adequado para crianças
· Maior consumo pode ser perigoso
· Só é permitido em caviar na UE
· Preferimos evitá-lo
Produção de E284
O ácido bórico é preparado pela reação do bórax (tetraborato de sódio deca-hidratado) com um ácido mineral como o ácido clorídrico. Também é formado como subproduto da hidrólise de haletos de boro e diborano.
Para que serve o ácido bórico?
O ácido bórico e o bórax são usados como aditivos em vários alimentos porque são eficazes contra leveduras e, em menor grau, contra fungos e bactérias. Eles são usados para conservar produtos alimentícios. Além disso, ambos os ingredientes podem ser usados para aumentar a elasticidade e crocância dos alimentos e evitar que o camarão escureça.
Na indústria, é utilizado na produção de fibras de vidro monofilamento, geralmente denominadas fibras de vidro têxteis. É usado para reforçar plásticos – de navios, passando por dutos industriais, até circuitos de computador.
Em joias, é usado em combinação com álcool desnaturado para reduzir a oxidação superficial que ocorre nos metais durante a soldagem e recozimento.
O ácido bórico também é usado na produção de vidro para monitores LCD planos.
O aditivo E284 é saudável?
Acredita-se geralmente que, se uma pessoa consumir baixas doses de ácido bórico diariamente, as reações adversas não ocorrerão. No entanto, a exposição a grandes quantidades durante um curto período de tempo pode afetar o estômago, fígado, intestinos, rins e cérebro.
Estudos em animais demonstraram que a ingestão excessiva de ácido bórico por um longo período de tempo pode causar defeitos adversos no desenvolvimento e na reprodução. Lesões testiculares e fertilidade prejudicada foram observadas em animais alimentados com ácido bórico na dieta.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
Atualmente, o uso de ácido bórico é proibido na maioria dos países do mundo – na China, Austrália, Nova Zelândia, Canadá. O uso limitado é permitido nos EUA.
Na União Européia, só é permitido seu uso como conservante em caviar, até a concentração máxima de 4g de ácido bórico por quilo.