O E282 é um conservante alimentar relativamente novo que foi desenvolvido nas últimas décadas no que diz respeito à sua segurança em comparação com o benzoato de sódio (E211) e preço mais baixo do que o sorbato de potássio (E202).
O propionato de cálcio é o sal de cálcio do ácido propiônico, um ácido natural que está presente em pequenas quantidades em muitos alimentos. Às vezes é produzido em altas concentrações por bactérias em alimentos fermentados. Também é encontrado em nosso intestino grosso.
Ocorre na forma de pó ou cristalino e é altamente solúvel em água.
É usado como conservante contra fungos, prolongando assim a vida útil dos alimentos. É também uma fonte de cálcio.
Alimentos com este aditivo alimentar podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten e veganos.
Pontos importantes sobre o 282- Propionato de cálcio:
É um conservante.
Não é adequado para crianças.
Pode causar uma reação alérgica.
Recomendamos 3/5.
Produção de E282
Enquanto o propionato de cálcio pode ser encontrado naturalmente em queijos e pode ser usado para conservar carne e laticínios, o E282 comercial é sintetizado em laboratório, onde é produzido pela reação do ácido propiônico com carbonato de cálcio ou hidróxido de cálcio.
Para que serve o propionato de cálcio?
O E282 é mais eficaz contra fungos do que o benzoato de sódio, mas não tem atividade contra leveduras, por isso é usado principalmente em produtos de panificação que usam levedura como ingrediente.
Acrescenta valor nutricional aos alimentos por ser fonte de cálcio, mineral muito importante para o corpo humano.
Além da indústria alimentícia, também é usado na agricultura para suprimir a febre em vacas e como suplemento alimentar.
Exemplos de alimentos e bebidas que às vezes contêm E282:
- produtos de confeitaria
- queijos
- bebidas não alcoólicas
- massa fresca
- pudins
- gelatina
- geléias
- produtos de carne
- leite em pó
- iogurtes
- bebidas alcoólicas
E282 é saudável?
Não há efeitos colaterais conhecidos do propionato de cálcio. Em casos raros, alguns indivíduos podem sentir dores de cabeça ou enxaquecas.
No entanto, um estudo de 2002 descobriu que o propionato de cálcio pode causar irritabilidade, inquietação, desatenção e distúrbios do sono em algumas crianças se consumido diariamente.
Também é importante notar que nossos corpos não armazenam E282, o que significa que ele não pode se acumular em nossas células. Em vez disso, a substância se decompõe no trato digestivo e é facilmente absorvida, metabolizada e eliminada.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Ele usa E282 como aditivo alimentar em alimentos, é aprovado na UE, EUA, Austrália e Nova Zelândia.