Anteriormente, o pão não era bom por um ou dois dias após o cozimento, e o mofo começava a aparecer no terceiro ou quarto dia. Hoje, porém, você pode comprar pão que fica macio e fresco por até duas semanas.
Por detrás deste milagre está a azoformamida, que desempenha dois papéis importantes na produção do pão: funciona aqui como branqueador (para tornar o pão mais branco) e melhora a resistência da farinha. Isso melhora a capacidade da massa de reter gases e o pão fica mais flexível.
A azoformamida é um pó laranja inodoro.
Alimentos com este aditivo alimentar podem ser consumidos com segurança por pessoas com alergia ao glúten e veganos.
Principais pontos importantes sobre E927a – Azoformamida:
É um melhorador de farinha.
Não é permitido na República Tcheca.
Nós não recomendamos.
Produção de E927a
A azoformamida é obtida sinteticamente a partir da carbamida.
Para que serve a azoformamida?
Na indústria alimentícia, a azoformamida atua como melhorador de farinha. Entre outras coisas, também é usado como agente espumante em plásticos, fotografia e eletrônicos.
Exemplos de alimentos e bebidas que às vezes contêm E927a:
- bolos
- Tortas
- pizzas congeladas
- farinha
O E927a é saudável?
Segundo a pesquisa, este produto químico pode causar problemas respiratórios, como asma, alergias, irritação da pele e dermatite. A azoformamida também é considerada cancerígena porque tem sido associada ao câncer em animais de laboratório.
Além disso, os pesquisadores observaram mutações celulares, função hormonal prejudicada, distúrbios neurológicos e deficiência imunológica como resultado da injeção de azoformamida em animais experimentais. no entanto, esses riscos são apenas uma consequência da exposição a grandes quantidades do produto químico. Especialistas em saúde dizem que o nível de risco é incerto, então os níveis de exposição devem ser reduzidos o máximo possível.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Embora a azodicarbonamida tenha sido banida do uso alimentar como aditivo alimentar na UE e na Austrália, ela continua a ser usada em alguns países para amadurecimento, branqueamento de farinhas de cereais e como aditivo para massas. Alguns países o proibiram porque pode causar asma e outras reações alérgicas.
Em Cingapura, até mesmo o uso de E927a em produtos alimentícios pode levar a uma longa pena de prisão.