E270 ou ácido láctico – saúde encontrado no fundo de uma garrafa de repolho fermentado

O ácido láctico é um ácido orgânico. No estado sólido, é branco e solúvel em água. No estado líquido, forma uma solução incolor.

Principais pontos importantes sobre o conservante E270 – ácido lático:
· É adequado para crianças
· Em grandes quantidades pode causar flatulência
· É benéfico para a saúde – melhora a saúde dos intestinos
· Definitivamente vale a pena incluir no menu

Produção de E270

O ácido lático é produzido industrialmente por fermentação bacteriana de carboidratos ou por síntese química a partir do acetaldeído. Em 2009, foi produzido principalmente por fermentação. Qualquer fonte de carboidrato contendo açúcares C5 e C6 pode ser usada como matéria-prima para a produção industrial de ácido lático. Sacarose pura, glicose de amido, açúcar bruto e suco de beterraba são frequentemente usados.

Para que serve o ácido lático?

O E270 é um conservante natural frequentemente encontrado em alimentos como iogurte ou vegetais em conserva (fermentados). Além de fazer com que os alimentos durem mais, também pode aumentar seu sistema imunológico.

Os fabricantes de alimentos adicionam ácido láctico a produtos alimentícios embalados, como pão, sobremesas, azeitonas e geléias, para prolongar a vida útil. O ácido lático é um bom conservante porque pode matar e inibir as bactérias nos alimentos, também ajuda a prevenir a descoloração e age como um agente gelificante.

O aditivo E270 é saudável?

Sim, embora seja um conservante, o ácido lático é saudável.

Pode aumentar o valor nutricional da sua comida. Embora o ácido lático adicionado a sobremesas, peixe enlatado e refrigerantes possa não fazer muito bem, o ácido lático produzido naturalmente em alimentos fermentados como kimchi e iogurte oferece vários benefícios à saúde: estimula o sistema imunológico, ajuda o corpo a absorver minerais e vitaminas , tem efeitos antioxidantes e protege contra infecções vaginais e urinárias.

Algumas cepas de bactérias láticas encontradas em alimentos são, por exemplo, probióticos do gênero Lactobacillus. Isso significa que os alimentos ricos em ácido lático têm propriedades probióticas e podem melhorar a saúde intestinal.

Mas cuidado! Se você começar a comer grandes quantidades de vegetais fermentados do nada, também podem surgir problemas. E isso principalmente na forma dos digestivos – flatulência, flatulência, diarreia.

Uso na UE vs. EUA vs. Mundo

O ácido láctico é permitido em todo o mundo.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X