O ácido acético ou ácido etanóico é um composto orgânico líquido incolor com odor característico pungente e sabor azedo distinto. É utilizado como regulador de acidez (modifica ou mantém a acidez e alcalinidade dos alimentos), como aromatizante e como conservante contra bactérias e fungos. É comumente encontrado na natureza, na maioria das frutas, queijos e cacau.
Principais pontos importantes sobre o E260 – Ácido acético:
· Seu uso é seguro
· É vegano e sem glúten
· É um regulador de acidez
Produção de E260
Para fins alimentares, o ácido acético é produzido por fermentação bacteriana de açúcar, melaço ou álcool, por síntese química a partir de acetaldeído, por carbonilação de metanol ou por oxidação de acetaldeído ou etileno.
Em quais alimentos podemos encontrar o ácido acético?
- picles
- pelotão
- cerveja
- pão
- queijos
- sardinha
- picles
- marinadas
- molhos para salada e coberturas
- maionese – adicionada aqui para aumentar a inativação da salmonela
O aditivo E260 é saudável?
O ácido acético não tem efeitos colaterais, é uma parte normal de todas as células do corpo. No entanto, deve ser evitado por pessoas que têm intolerância (muito rara) ao vinagre. Eles podem desenvolver uma erupção cutânea, urticária, dificuldade em respirar, pressão no peito, inchaço da boca, rosto ou irritação.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Como um importante aditivo alimentar, o ácido acético é aprovado para uso em muitos países ao redor do mundo, incluindo a União Européia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.