Quando você diz “formaldeído na comida” soa assustador. Vamos ver se é realmente tão assustador.
Principais pontos importantes sobre o conservante E240 – Formaldeído:
· Não é adequado para crianças
· Não permitido na UE
· É considerado potencialmente cancerígeno
· Nós definitivamente tentaríamos evitá-lo
Produção de E240
O formaldeído é um gás incolor com um odor forte, usado com mais frequência em materiais de construção. É produzido industrialmente pela oxidação catalítica do metanol. Os catalisadores mais comuns são prata metálica, óxido de ferro, óxidos de ferro e molibdênio ou óxidos de vanádio.
Quando o formaldeído é dissolvido em água, ele se transforma em formalina, que é comumente usada como desinfetante ou conservante em funerárias e laboratórios médicos.
Plantas, animais e humanos produzem formaldeído naturalmente como parte de processos metabólicos. Também é encontrado naturalmente no meio ambiente e se decompõe rapidamente no ar.
Para que serve o formol?
É aprovado como aditivo alimentar indireto nos EUA. Isso significa que é usado em alguns materiais que entram em contato direto com os alimentos. Atualmente é listado pelo FDA (Food and Drug Administration) como aprovado para uso em antiespumantes (evitam a formação de espuma em alguns líquidos e alimentos).
A formalina líquida também é aprovada para uso na indústria pesqueira – é usada como tratamento antiparasitário da água para alguns tipos de peixes que comumente comemos – como o salmão. Também é usado como tratamento antifúngico para ovas de peixe.
O aditivo E240 é saudável?
Quando o corpo humano é exposto a baixas doses, ele possui processos eficientes para processar, quebrar e eliminar o formaldeído. É muito rapidamente absorvido e metabolizado no trato gastrointestinal. A maior parte do formaldeído está ligada aos alimentos de tal forma que não causa nenhum efeito colateral.
Mas é tóxico em grandes quantidades. Pode causar pressão arterial baixa, ritmo cardíaco anormal, respiração irregular, inconsciência, coma e, em casos raros, morte. Mas isso se aplica a doses realmente altas de formaldeído.
Se quiser evitar ao máximo o formaldeído, recomenda-se lavar bem as frutas e verduras em água corrente, cozinhar a carne e o peixe por tempo suficiente. Compre peixes de uma pescaria local.
Nos EUA, o nível mínimo de risco para humanos é de 0,2 mg por quilo por dia.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
Nos EUA, o formaldeído é permitido, na UE foi proibido desde 2016 (como potencial carcinógeno) na indústria de alimentos. Também é proibido na Austrália e na Nova Zelândia.