Na natureza, na verdade o encontramos nas formigas. Felizmente, é produzido de forma diferente industrialmente.
Principais pontos importantes sobre o conservante E236 – ácido fórmico:
· Em baixas concentrações, deve ser inofensivo para crianças
· Em altas concentrações, pode causar reações alérgicas
· Seu uso é proibido na União Europeia
Produção de E236
Industrialmente, o ácido fórmico é produzido pelo aquecimento de hidróxido de sódio e monóxido de carbono a uma pressão de 6-10 atmosferas e uma temperatura de 210°C. Uma solução ácida aquosa é obtida pela destilação do sal de sódio com ácido sulfúrico diluído.
Em 2009, foram produzidas 720 mil toneladas de ácido fórmico em todo o mundo, sendo a produção mais ou menos dividida igualmente entre a Europa e a Ásia.
Também pode ser encontrado sob o nome de “ácido metano” e é um líquido incolor, pungente e corrosivo.
Ocorre naturalmente no veneno de abelhas e formigas. As formigas do gênero Formica (daí o nome do próprio ácido – ácido fórmico) podem borrifar ácido em suas presas ou defender seu ninho. Mas também pode ser encontrado, por exemplo, na urtiga dicotiledônea.
Para que serve o ácido fórmico?
É usado principalmente para preservação e como agente antibacteriano na alimentação animal. Na Europa, é aplicado em silagem, incluindo feno fresco. Na indústria avícola, às vezes é adicionado à ração para matar a bactéria E.coli.
Também é usado na indústria de couro e têxtil. Alguns ésteres de ácido fórmico são usados como portadores de sabores artificiais e na fabricação de perfumes. Também é usado em células de combustível, vários tipos de produtos de limpeza, como removedor de calcário e em produtos para limpeza de vasos sanitários.
No entanto, a aplicação de ácido fórmico também foi relatada como um tratamento eficaz para verrugas.
O aditivo E236 é saudável?
O ácido fórmico tem baixa toxicidade, por isso também pode ser usado como aditivo alimentar (foi testado em camundongos). Mas o ácido concentrado se comporta como qualquer outro cáustico – corrói a pele.
O perigo do ácido fórmico reside na sua concentração. É seguro em baixas concentrações e o corpo humano é capaz de metabolizá-lo e eliminá-lo facilmente. Em alta concentração, pode causar danos à visão, cegueira, danos aos rins e causar alergias na pele.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
O uso de ácido fórmico é proibido na UE, Austrália e Nova Zelândia. Ainda é permitido nos EUA.