Bifenil foi usado anteriormente como conservante e para proteger frutas cítricas de fungos.
Principais pontos importantes sobre o conservante E230 – bifenila:
· Não é adequado para crianças
· Pode causar reações alérgicas
· Não está mais autorizado para uso na indústria alimentícia na UE
· Preferimos evitar contato com ele
Produção de E230
O bifenilo é encontrado no alcatrão e no petróleo, do qual é obtido por destilação na forma de um líquido transparente incolor ou cristais ou flocos brancos. É insolúvel em água.
Para que serve o bifenilo?
O papel impregnado com bifenila é usado para embalagens de frutas cítricas como proteção durante o transporte e armazenamento para reduzir os danos causados pelo mofo nas frutas. Isso é para evitar o crescimento de fungos penicillium durante o transporte.
Em outros ramos da indústria, o bifenilo é usado, por exemplo, em fluidos de transferência de calor, transportadores de corantes e em sínteses orgânicas.
O aditivo E230 é saudável?
Testes envolvendo a exposição de ratos, camundongos e coelhos ao bifenilo mostraram que ele é moderadamente tóxico por ingestão e baixo a moderadamente tóxico por contato com a pele.
O bifenilo é classificado como irritante. Dores de cabeça e problemas de pele também foram relatados em relação ao seu uso. Efeitos negativos nos rins foram observados em animais expostos a longo prazo.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
Na UE, o Bifenil já foi proibido para uso na indústria alimentícia.
Na Austrália, o E230 é proibido e é conhecido por causar danos ao fígado, bem como ao sistema nervoso central e periférico em pessoas expostas ao contato frequente e próximo com grandes quantidades de E230.