O bissulfito de sódio, também conhecido como bissulfito de sódio, é um dos sulfitos que pode ser utilizado como conservante e antioxidante em alimentos.
É um líquido claro incolor às vezes ligeiramente amarelado com um cheiro típico de dióxido de enxofre.
Principais pontos importantes sobre o E 222- bissulfito de sódio
Não é de origem natural e é produzido sinteticamente
Não é adequado para crianças
É um alérgeno alimentar e em indivíduos mais sensíveis pode causar irritação dos olhos ou das mucosas – deve ser sempre claramente assinalado se estiver contido em alimentos
Este ingrediente é vegano e sem glúten
Produção de E222
Este conservante pode ser produzido comercialmente a partir de uma reação química entre gás dióxido de enxofre e hidróxido de sódio aquoso.
O bissulfito de sódio deve estar sempre destacado em negrito nas embalagens dos alimentos, caso esteja incluído.
Onde é utilizado o bissulfito de sódio (E 222)?
Quando adicionado à água em um ambiente ácido, libera gás dióxido de enxofre, que atua como conservante para matar microorganismos.
Também pode ser usado como eliminador de oxigênio para evitar a deterioração dos alimentos por oxidação. E assim protege a cor (contra o escurecimento), a frescura e o sabor dos alimentos. É comumente usado em conservas de frutas e vegetais folhosos.
Os camarões são frequentemente tratados com esta substância para prevenir ou retardar a formação de manchas pretas na cabeça e na casca após serem expostos ao oxigênio.
Sua função é evitar o escurecimento durante a produção do queijo processado.
Pode ser usado para amaciar os grãos de milho, permitindo assim que a fibra e a proteína sejam facilmente separadas do amido.
produtos específicos
- Huy Fong Foods – Molho Sriracha
- Milsy – propagação de Bánovecka
- Olma – manteiga tradicional
E222 é saudável?
Nós o classificamos como um conservante que pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos, como dor de cabeça, urticária ou problemas respiratórios.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Este conservante é seguro para comer e quase não tem efeitos colaterais, e sua segurança foi aprovada nos EUA e na União Européia, para uso em quantidades limitadas.
O bissulfito de sódio é geralmente reconhecido como seguro quando usado como conservante, mas é proibido em carnes, alimentos que contenham vitamina B1 e frutas ou vegetais crus/frescos.